Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

06/11/2006 08:28

MS participa da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, no dia 18 de novembro, a VII Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Mato Grosso do Sul é um dos estados que participam da campanha. Dermatologistas irão prestar atendimento gratuito à população em 179 postos espalhados em 17 estados brasileiros.

O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Os principais fatores responsáveis por essa doença são a radiação ultravioleta, que vem dos raios solares ou de cabines de bronzeamento artificial, e o envelhecimento da pele.

As pessoas atingidas pelo câncer de pele são de pele clara e com mais de 40 anos. Apesar de não ser costumeiro o aumento desse câncer para outras áreas, ele pode atingir cartilagens e ossos, dependendo do grau em que é descoberto, explica Michela Rezende, coordenadora regional em Mato Grosso do Sul da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele em 2006.

Michela diz que as principais atividades da campanha serão feitas nos postos de atendimento. “As pessoas que procurarem qualquer posto de atendimento farão exames completos de pele, procurando, principalmente, diagnosticar casos de câncer. Para o médico, basta ver para saber se é câncer. Em alguns casos, é necessário biópsia, quando uma parte da pele é analisada em laboratório”.

O câncer é detectado por uma elevação na pele, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, dependendo do tipo de câncer. “É preciso que a pessoa se preocupe com uma pinta que não tinha antes e que coça, dói, cresce ou sangra. Machucados que não cicatrizam também são motivo de preocupação”, acrescenta Michela.

Uma das maneiras mais simples de se prevenir o câncer de pele é a utilização de filtro solar de fator, ao menos, 20. “A exposição ao sol nos horários adequados – antes das 9 e depois das 16 horas – evita preocupações futuras”.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, na Campanha contra o Câncer de Pele no ano passado, 34.928 pessoas foram atendidas em todo o país. Do total, 8,9% (3.123 pessoas) apresentaram diagnóstico de câncer de pele.

Por região do Brasil, a maior incidência é na região Sul (5.546 ocorrências) e na região Nordeste (5.115 casos). Apesar do número de mulheres ter sido maior nos atendimentos (21.143), os homens apresentaram a maior quantidade de casos de câncer de pele, com 1.622 registros.

Em Mato Grosso do Sul, a Campanha de 2005 registrou 1.030 atendimentos e segundo Michela, “a tendência é só aumentar, pois as pessoas ficam sabendo das atividades”. Neste ano, a data dos atendimentos será 18 de novembro.

No estado, os postos de atendimento estão em três cidades: na capital, Campo Grande, as pessoas poderão procurar os médicos da Campanha no Hospital Universitário, no Ambulatório de Dermatologia, localizado na Avenida Senador Filinto Muller, s/nº; em Dourados, o atendimento será no Posto de Saúde Tipo A, na Rua Hayl Bonsaker, 3278; e em Três Lagoas, no Posto de Saúde da avenida Clodoaldo Garcia, no bairro Santos Dumont.

Informações pelo site www.sbd.org.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)