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MS ocupa a 9º posição em qualidade de vida para jovens

Agência Popular - 18 de março de 2004 - 10:49

Mato Grosso do Sul tem o 9º melhor IDJ (Índice de Desenvolvimento Juvenil), segundo Relatório de Desenvolvimento Juvenil, divulgado esta semana pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O levantamento foi feito em 2003 e, para chegar ao índice, a organização cruzou indicadores relacionados às condições de saúde, educação, renda e violência para a juventude.

O desempenho na educação influiu bastante na pontuação alcançada por Mato Grosso do Sul, que ficou à frente de estados como Mato Grosso (10º), Espírito Santo (11º) e Rio Grande do Norte(12º). Na educação foram utilizados dados sobre o analfabetismo, a escolarização adequada e a qualidade do ensino. Santa Catarina, Distrito Federal e Rio Grande do Sul são os estados onde as pessoas com idade de 15 a 24 anos vivem melhor.

O relatório também utilizou informações sobre o desempenho dos alunos nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB/MEC) de 2001, que mediram os conhecimentos de português e matemática de alunos de todo o Brasil. Estudantes do ensino médio de Mato Grosso do Sul obtiveram média de 288,5 pontos na prova de matemática, e 275,1 na de português. As médias nacionais são: 276,7 de matemática e 262,3 de português.

“Fiquei contente com os resultados dessa pesquisa, porque estão confirmando para a sociedade os investimentos do Governo Popular em Educação desde 1999”, diz o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima.

De acordo com o relatório, o Estado tem 0,4% de analfabetos entre os jovens de 18 e 19 anos, que o coloca em primeiro lugar. Hélio de Lima já considera esse dado como resultante do trabalho feito com o programa Brasil Alfabetizado Mova-MS Alfabetizado, que alfabetizou mais de 43 mil pessoas no Estado em 2003.

O secretário menciona outro levantamento sobre o bom desempenho de Mato Grosso do Sul na educação. “Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2002 tínhamos fora da sala de aula menos de 3% das crianças em idade escolar. Isso é reflexo da ação do governo estadual, de garantir o acesso ao ensino à toda a população.

O Relatório de Desenvolvimento Juvenil de 2003 e o IDJ foram elaborados com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, do Subsistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde e do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico, do Ministério da Educação.

Anderson Carvalho - SED

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