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MS não enfrenta risco de desabastecimento de combustível

Aline dos Santos / Campo Grande News - 02 de fevereiro de 2005 - 10:12

Há quatro dias o tráfego de trens – que transportam combustível e minérios entre São Paulo e Mato Grosso do Sul - está suspenso em decorrência das fortes chuvas que destruíram 30 metros de trilhos no trecho entre Promissão e Penápolis, no interior paulista. Segundo o gerente de logística da distribuidora Ipiranga, Luiz Ferraz Fernandes, todos os meses, 22 milhões de litros de combustível são enviados para o Estado através da linha férrea, no entanto, ele descarta qualquer possibilidade de desabastecimento. “Para não comprometer o abastecimento, o transporte do combustível está sendo feito por caminhões tanques”, explica o gerente. São necessários dois caminhões para compensar a capacidade de armazenamento de um vagão tanque, que é de 60 m³. “O transporte de combustível através dos trens é mais barato, mas todos os encargos do transporte rodoviário serão pagos pela distribuidora, sem nenhum repasse para o consumidor”, salienta Luiz Fernandes. O transporte pela rodovia também foi a solução adotada pela BR Distribuidora. De acordo com informações da assessoria de imprensa, os 26 milhões de litros de combustível – que vinham através do trem – estão sendo transportado por caminhões tanques, o que elimina o risco de desabastecimento. Também conforme a assessoria, a Novoeste, empresa responsável pelos trens, não informou quando a ferrovia será consertada, porém a Brasil Ferrovias ofereceu um caminho alternativo: o combustível seria levado de trem, de Paulínia a Bauru, e de lá seguiria por caminhão até Campo Grande.
Segundo a assessoria da Novoeste, todas as medidas para a reconstrução dos trilhos estão sendo tomadas, mas ainda não existe previsão de quando o tráfego será normalizado.

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