Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS lidera casos de ferrugem da soja, com 468 focos

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 11 de fevereiro de 2008 - 10:07

Mato Grosso do Sul concentra o maior número de focos de ferrugem da soja do País: são 468, sendo 462 em lavouras comerciais e seis em unidades de alerta. Apesar disso, para a Fundação Chapadão, uma das envolvidas no consórcio anti-ferrugem, não há motivo para alarde e sim para atenção.


O diretor executivo da Fundação Chapadão, Edson Borges, afirma que o município de São Gabriel do Oeste é um dos que apresenta o maior número de focos. Porém, ele afirma que a situação está sob controle, mas é preciso não descuidar das aplicações de defensivos.


Segundo ele, há regiões em que os produtores já precisaram fazer a segunda aplicação, em um intervalo de cerca de 20 dias da primeira, e outros já estão na terceira, 15 dias após a segunda. “A evolução da ferrugem está lenta. Na semana passada se intensificou em áreas sentinelas”, explica.


A ferrugem é causada por um fungo que se reproduz por esporos. Por isso, no período chuvoso ocorre sua proliferação. A doença pode comprometer totalmente a soja. Nesta safra ocorreram 1.079 focos de ferrugem em lavouras do País, conforme o levantamento mais atualizado da Embrapa Soja.

SIGA-NOS NO Google News