Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS inicia na sexta distribuição de 49,5 mil doses de vacina contra a Covid-19

Orientação da SES é que cidades realizem mutirões de vacinação aos sábados e domingos

Midiamax - 25 de fevereiro de 2021 - 15:00

MS inicia na sexta distribuição de 49,5 mil doses de vacina contra a Covid-19

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) inicia na manhã de sexta-feira (26) a distribuição de 49.548 doses da vacina contra Covid-19 aos municípios de Mato Grosso do Sul. A demora ocorre pois agentes das forças de segurança, que auxiliam nas entregas, estão envolvidas na aplicação do Enem prisional.

“Amanhã cedo nós entregaremos [as doses] a todos os municípios e pedimos que eles façam programação com mutirões no sábado e domingo“, declarou o secretário de saúde de MS, Geraldo Resende.

Em relação ao público que será vacinado, a recomendação da SES é de que os municípios concluam a vacinação dos idosos a partir de 80 anos e dos profissionais de saúde acima de 60 anos. “Onde já fizeram de todos os idosos [com 80 anos ou mais] e profissionais de saúde avancem para idosos a partir de 75 anos“, informou o secretário.

Em Campo Grande, por exemplo, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) espera saber quantas doses irá receber para definir a estratégia de vacinação. A vacinação a idosos a partir de 80 anos já foi concluída, mas a pasta pode optar por utilizar as novas doses para a aplicação da 2ª dose dos idosos, que começa na próxima semana.

Novas doses
Nesse quantitativo que será distribuído aos municípios, estão 35,7 mil recebidos pelo Estado na noite de quarta-feira (24) do Ministério da Saúde, composto por 22,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford e 13,2 mil da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan.

Além dessa nova remessa, MS obteve autorização do governo federal para remanejar outras 13.848 doses de indígenas que se recusaram a tomar para que possam ser aplicadas em idosos. “Queremos com isso, construir possibilidade de imunizar quem de fato está ávido, ansioso para ter acesso à vacina”, disse Resende ao anunciar a medida.

Entretanto, caso haja o convencimento dessa população indígena em receber a imunização, o Estado deverá remanejar novamente de outros grupos para repor a eles. “É como se fosse um empréstimo”, detalhou.

SIGA-NOS NO Google News