Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS : Informatização da rede estadual será de 60%

Agência popular - 28 de junho de 2004 - 15:14

Com a informatização das 89 escolas estaduais da Capital, o acesso a essa nova tecnologia irá subir para 60% no ano que vem. A previsão é do secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, citando informação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)/Ministério da Educação (MEC).

O órgão divulgou na semana passada que o acesso à informática para os alunos de escolas públicas de Mato Grosso do Sul saltou de 5,2% em 1999 para 29% em 2003. Um crescimento de cinco vezes.

Hoje de manhã, o secretário e sua equipe responsável pelo projeto Informática da Educação: Preparando o Cidadão do Século 21, participaram da ativação das salas de tecnologia educacional e do Núcleo de Tecnologia Educacional da Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande.

Com a instalação de 1.832 computadores nas escolas estaduais, segundo Hélio, Mato Grosso do Sul diminui a quantidade das pessoas sem conhecimento de informática – os chamados analfabetos digitais - e aumenta a qualidade do ensino público no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), medido pela Organizações das Nações Unidas (ONU), e o Índice de Desenvolvimento da Juventude (IDJ), elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O secretário disse que o Governo Popular tem investido muito na educação e agradeceu ao governador Zeca do PT e à presidente à presidente do Cogeps (Conselho Gestão Estadual das Políticas Públicas Sociais) Gilda Maria Gomes dos Santos, o apoio que os projetos de sua pasta vêm recebendo.

Os R$ 5,6 milhões aplicados na estruturação da rede informatizada em Campo Grande são provenientes de fundos próprios do estado. Outra parte do investimento vem da economia de água, luz e telefone feita pelas escolas.

O diretor da Escola Estadual Hércules Maymone, Amarildo Sanches da Silva, disse que a informatização é uma ferramenta a mais que vai reforçar a parte pedagógica. A unidade, segundo o diretor, é a escola estadual que mais aprova no vestibular da Universidade Federal (UFMS).

Anderson Carvalho - SED

SIGA-NOS NO Google News