Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/11/2008 07:00

MS: Infecções sanguíneas por cândida têm aumentado

Agência Notisa

Infecções sanguíneas por cândida têm aumentado em pacientes graves

Pesquisadores de MS mostram dados do problema em hospital universitário.

Pacientes em estado grave, principalmente idosos e crianças, podem ser acometidos de infecções na corrente sanguínea por bactérias e fungos. Entre estes últimos, Candida spp é um dos principais fungos cuja disseminação pelo sangue tem aumentado nos últimos anos. A afirmação é de Marilene Rodrigues Chang e colegas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Faculdade Estácio de Sá de MS e do Conselho Regional de Farmácia de MS.


Preocupados com a questão, os pesquisadores fizeram uma análise retrospectiva para avaliar a quantidade de casos ocorridos em um hospital terciário de ensino em Mato Grosso do Sul. Segundo artigo publicado na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, houve 96 casos de infecção por cândida na corrente sanguínea (candidemia) entre 1998 e 2006. “Dos pacientes, 43 (44,8%) eram crianças e 53 (55,2%) adultos, com idades variando entre 3 dias e 92 anos. Das crianças, 25 (58,1%) eram recém-nascidas”, dizem os autores. Eles apontam que as condições principais de risco para ter contraído a infecção foram estar com cateter venoso, muito tempo de internação e uso anterior de antibióticos. Além disso, mais de 60% dos pacientes morreram durante a internação, sendo que 8 um mês após o diagnóstico da candidemia.


Marilene e seu grupo afirmam também no artigo que “esta é a primeira descrição de infecção na corrente sangüínea por espécies de Candida em Mato Grosso do Sul, confirmando a importância da suspeita clínica de infecções invasivas por tais microrganismos na evolução de pacientes expostos a fatores de risco”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)