Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Infecções sanguíneas por cândida têm aumentado

Agência Notisa - 19 de novembro de 2008 - 07:00

Infecções sanguíneas por cândida têm aumentado em pacientes graves

Pesquisadores de MS mostram dados do problema em hospital universitário.

Pacientes em estado grave, principalmente idosos e crianças, podem ser acometidos de infecções na corrente sanguínea por bactérias e fungos. Entre estes últimos, Candida spp é um dos principais fungos cuja disseminação pelo sangue tem aumentado nos últimos anos. A afirmação é de Marilene Rodrigues Chang e colegas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Faculdade Estácio de Sá de MS e do Conselho Regional de Farmácia de MS.


Preocupados com a questão, os pesquisadores fizeram uma análise retrospectiva para avaliar a quantidade de casos ocorridos em um hospital terciário de ensino em Mato Grosso do Sul. Segundo artigo publicado na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, houve 96 casos de infecção por cândida na corrente sanguínea (candidemia) entre 1998 e 2006. “Dos pacientes, 43 (44,8%) eram crianças e 53 (55,2%) adultos, com idades variando entre 3 dias e 92 anos. Das crianças, 25 (58,1%) eram recém-nascidas”, dizem os autores. Eles apontam que as condições principais de risco para ter contraído a infecção foram estar com cateter venoso, muito tempo de internação e uso anterior de antibióticos. Além disso, mais de 60% dos pacientes morreram durante a internação, sendo que 8 um mês após o diagnóstico da candidemia.


Marilene e seu grupo afirmam também no artigo que “esta é a primeira descrição de infecção na corrente sangüínea por espécies de Candida em Mato Grosso do Sul, confirmando a importância da suspeita clínica de infecções invasivas por tais microrganismos na evolução de pacientes expostos a fatores de risco”.



Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News