Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS incluído em projeto federal que leva xadrez a escolas

Luciano Shakihama / Campo Grande News - 29 de maio de 2005 - 07:54

Escolas de Mato Grosso do Sul deverá receber a partir do mês que vem, kits compostos de tabuleiros, peças e livros com técnicas de xadrez através das secretarias estaduais de educação que participam do projeto "Xadrez nas Escolas". A campanha é desenvolvida por uma parceria firmada entre os ministérios da Educação e dos Esportes. Em todo o País, deverão ser distribuídos 17 mil conjuntos.
O trabalho foi iniciado em 2004, através de projeto-piloto do xadrez nas escolas em Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso do Sul. Durante três meses, 40 escolas públicas desses estados receberam informações teóricas e práticas do xadrez. No período, foram atendidos 160 alunos por escola e o resultado, segundo o secretário de Educação Básica, foi uma melhora significativa da concentração dos alunos nas salas de aula e do aprendizado. Essa avaliação positiva determinou a ampliação do projeto em 2005, explicou Francisco das Chagas.
Agora, o secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas, esta etapa do projeto vai atender alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de 50 escolas públicas, estaduais e municipais, em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal. Conforme informações da Agência Brasil, para executar o projeto, o MEC investiu R$ 400 mil na aquisição dos kits e o Ministério dos Esportes ficou encarregado de fazer parceria com as secretarias estaduais de educação e da capacitação de 1.350 professores que vão ensinar os alunos.
Para Francisco das Chagas, o ensino do xadrez nas escolas públicas tem o objetivo de desenvolver nos estudantes a capacidade de concentração, de cálculo, a definição de estratégia, além da responsabilidade pela tomada de decisões. "É uma ferramenta que a maioria dos alunos não teria acesso fora da escola", explica.
Os tabuleiros e as peças de xadrez também serão utilizados pelos estudantes que participam do Programa 2º Tempo, desenvolvido pelo Ministério dos Esportes, para reforço escolar, e pelas comunidades que fazem parte do projeto Escola Aberta, que ocorre nos finais de semana. O Escola Aberta é fruto de uma parceria entre o MEC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e as secretarias estaduais e municipais de educação.

SIGA-NOS NO Google News