Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/09/2004 15:38

MS implanta sistema de pólos para transporte

APn

Campo Grande (MS) - O governo do Estado, por meio da Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos), começa a implantar nesta segunda-feira as melhorias no Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros, com novas características que priorizam a universalização do serviço, o suporte ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul, a tarifa justa e a necessidade real de deslocamento dos usuários.

O Diário Oficial de segunda-feira passada publicou a Portaria 34, que estabelece os critérios da chamada polarização do Sistema.


Pólos - Mato Grosso do Sul foi dividido em nove pólos regionais e um pólo central, a partir de estudos realizados com objetivo de reestruturar o transporte rodoviário de passageiros. O levantamento apontou os desejos que o cidadão e a cidadão têm de viajar para atender suas necessidades básicas de saúde, educação, trabalho, serviços e lazer. Revelou ainda que cidades estratégicas têm a característica de agregar o atendimento a essas necessidades, nas diversas regiões do Estado.

O novo modelo de atendimento do STIP nasceu a partir deste levantamento e das projeções e perspectivas de crescimento econômico que irão consolidar as demandas regionais nas próximas décadas. A proposta é que o sistema cumpra seu dever de suportar e ao mesmo tempo induzir o desenvolvimento das cidades e suas regiões.


Projeto-piloto – No dia 27 as linhas intermunicipais da região sudoeste do Estado começam a funcionar com as novas características. Nessa região estão localizadas as cidades de Bonito, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho e Jardim, que é o município-sede do novo pólo. A estrutura de deslocamento entre estas cidades e de lá para o restante do Estado muda, com mais rapidez, na viagem, mais opções de horários, conforto e qualidade no atendimento, sem, no entanto, aumentar o custo da passagem.


Outros pólos - Campo Grande, por ser a capital e estar geograficamente situada no centro do Estado, será sede do Pólo Central, formado por mais 11 municípios do entorno. Os demais municípios polarizados são Coxim, Naviraí, Dourados, Nova Andradina, Corumbá, Três Lagoas, Paranaíba, Jardim e Ponta Porã. Cada um desses municípios-pólo agrega outros localizados ao redor. A Implantação do projeto nestas regiões acontecerá gradativamente, ao longo de um ano, após avaliação do primeiro pólo em implantação.


Conheça as regiões-pólo no novo Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros


Pólo Central – Campo Grande:

Campo Grande; Bandeirantes; Camapuã; Corguinho; Dois Irmãos do Buriti; Jaraguari; Nova Alvorada do Sul; Ribas do Rio Pardo; Rio Negro; Rochedo; Sidrolândia; e Terenos.


Pólo Regional Coxim:

Coxim; Alcinópolis; Pedro Gomes; Rio Verde; São Gabriel do Oeste; e Sonora.


Pólo Regional Naviraí:

Naviraí; Eldorado; Iguatemi; Itaquiraí; Japorã; Juti; Mundo Novo; Sete Quedas; e Tacuru.


Pólo Regional Dourados:

Dourados; Caarapó; Deodápolis; Douradina; Glória de Dourados; Itaporã; Jateí; Laguna Carapã; Maracaju; Rio Brilhante; Vicentina; e Fátima do Sul.


Pólo Regional Nova Andradina:

Nova Andradina; Anaurilândia; Angélica; Bataguassu; Batayporã; Ivinhema; Novo Horizonte do Sul; e Tauqrussu.


Pólo Regional Corumbá:

Corumbá; Anastácio; Aquidauana; Bodoquena; Ladário; e Miranda.


Pólo Regional Três Lagoas:

Três Lagoas; Água Clara; Brasilândia; Santa Rita do Pardo; e Selvíria.


Pólo Regional Paranaíba:

Paranaíba; Aparecida do Taboado; Cassilândia; Chapadão do Sul; Costa Rica; e Inocência.


Pólo Regional Jardim:

Jardim; Bela Vista; Bonito; Caracol; Guia Lopes da Laguna; Nioaque; e Porto Murtinho.


Pólo Regional Ponta Porã:

Ponta Porã; Amambai; Antonio João; Aral Moreira; Coronel Sapucaia; e Paranhos.

Gizele Oliveira - Agepan

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)