Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Governo vai demarcar terras para assentar índios

Agência do Rádo - 13 de outubro de 2009 - 19:43

O Ministério do Planejamento vai delimitar terrenos da União para abrigar índios da etnia Guarani Caiuá que vivem no Mato Grosso do Sul. O objetivo é acabar com os conflitos entre a comunidade indígena e os produtores rurais na região. O superintendente de Patrimônio da União no Mato Grosso do Sul, Mário Sérgio Costa, explica que o governo federal fará uma permuta com os produtores rurais para assentar os índios.



"Não há como ter um investimento público em terra de terceiros. Nós passaríamos algumas propriedades urbanas para a prefeitura. Ela fará o leilão dessa área e, com o montante do leilão, ela vai comprar essa área indígena, indicada pela FUNAI, e aí vão entrar com investimentos em postos de saúde, escolas."



Mário Sérgio Costa comenta que a demarcação das terras ainda não foi feita, mas a União estima que os lotes somem pelo menos 40 mil hectares, o equivalente a quase 40 mil campos de futebol.


"Nós temos tanto área urbana quanto área rural em quase todos os municípios do estado."

Segundo o superintendente de Patrimônio da União no Mato Grosso do Sul, o estado abriga a segunda maior população indígena do Brasil em terras que não somam um por cento de todo o território sul mato-grossense.

Reportagem, Natália de Sousa


SIGA-NOS NO Google News