Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS ganha laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro

Agência MJ de Notícias - 25 de fevereiro de 2014 - 19:00

Brasília, 25/2/14 – A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul inaugurou, nesta terça-feira (25), sua unidade de Laboratório Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Com isso, o estado passa a integrar a Rede-LAB do Ministério da Justiça.

O LAB-LD possui alta tecnologia, opera de forma técnica e científica e tem como alvo rastrear dinheiro e bens adquiridos pelas organizações criminosas que agem no país.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, o laboratório fará análise de dados significativos de quebras de sigilo fiscal, bancário, telefônico e fiscal. “A unidade produz conhecimento e, por vezes, provas que vão subsidiar o inquérito policial”, explica.

O delegado-geral da Polícia Civil do MS, Jorge Razanauskas, enfatiza que as organizações criminosas cada vez mais aprimoram e inova as atividades ilícitas. “Com o laboratório teremos provas concretas para demonstrar essas atividades”, comenta.

Roberto Zaina, coordenador da Rede-LAB do MJ, ressaltou que com esse Laboratório será possível o combate às fraudes em licitações, desvio de verba pública e outros crimes ligados à corrupção e lavagem de dinheiro. “É possível levantar todo o patrimônio ilícito, e o mais importante é que o dinheiro poderá retornar aos cofres públicos”, destacou.
O LAB-LD foi o 33º laboratório inaugurado no país. Até o final de 2014, 43 unidades serão implantados em todas as unidades da Federação.

SIGA-NOS NO Google News