Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS ganha 34ª reserva ecológica, localizada em Bodoquena

Marta Ferreira - Campo Grande News - 03 de setembro de 2007 - 14:39

Mato Grosso do Sul ganhou, nesta segunda-feira, a 34ª RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), com autorização publicada no Diário Oficial para criação da reserva “Cara da Onça”, no município de Bodoquena, na região do assentamento Canaã. A nova área de proteção ambiental particular tem 11 hectares.

Com essa RPPN, as reservas ecológicas particulares passam a área total de 50,2 mil hectares, no âmbito estadual, totalizando 23. Outras 11 são no âmbito federal, num total de 67,5 mil hectares em Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados pela assessoria de imprensa do governo do Estado.

Segundo as regras, o proprietário que se interessar em criar uma Reserva Particular de Patrimônio Natural deverprocurar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, da Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia ou o Ibama para tratar dos trâmites.

Porque compensa? - Entre as vantagens apontadas na criação de uma RPPN, além da conservação ambiental em si, está o chamado seqüestro de carbono, possibilidade de comercializar créditos de carbono, criados pelo protocolo de Kyoto, prevendo que projetos de proteção ao ambiente recebam dinheiro de países com alto índice poluidor. Além disso, os donos dessas áreas são isentos do ITR (Imposto Territorial Urbano, além da preferência em financiamentos e aprovação de projetos no Fundo Nacional do Meio Ambiente.

SIGA-NOS NO Google News