Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Estoque do Hemosul está debilitado

Leilane Alves/Agência do Rádio - 18 de janeiro de 2006 - 07:06

O Hemocentro referência do Mato Grosso do Sul, Hemosul, registra queda acentuada e preocupante em seus estoques de sangue. Desde o começo das férias, até o fim do carnaval o número de doadores fica bem abaixo da média. De acordo com a assistente social que coordena as campanhas de doação no Hemosul, Sônia Paludo, o centro está realizando campanhas em rádios e outros veículos de comunicação na tentativa de atrair novos doadores e manter os estoques em níveis seguros para atender a demanda dos hospitais. Mas ela reconhece que nessa época é quase impossível manter o estoque, já que durante as viagens, acontecem mais acidentes e os hospitais apresentam pedidos com maior frequência.

"Realmente nesse período de férias a incidência de acidentes é maior por causa das férias, o pessoal tá se deslocando muito mais. E a gente realmente tem uma necessidade maior e é um período onde a oferta é menor.", disse a sistente social do He mosul, Sônia Paludo

O Hemosul recebe mais de 100 doadores de sangue por dia. Entre o final de dezembro até meados de fevereiro, esse número cai para 30%. O tipo sangüíneo que o Hemosul mais precisa é o AB negativo.

SIGA-NOS NO Google News