Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Estado vai receber vacinas contra rotavírus

Agência do Rádio - 02 de fevereiro de 2006 - 07:13

A partir de março deste ano, as crianças brasileiras com menos de um ano vão ter proteção contra um dos principais causadores da diarréia: o rotavírus. A vacina vai ser incluída no calendário básico de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, não será necessário promover uma campanha de mobilização, como acontece com as gotinhas, usadas na prevenção da paralisia infantil. A vacina contra o rotavírus vai ser aplicada nos postos de saúde em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, de forma rotineira. A diarréia é uma doença grave quando atinge crianças com menos de cinco anos de idade. Como ficam desidratadas, podem morrer, se não forem tratadas a tempo.

Segundo a diretora do departamento de programas estratégicos, Cristina Boaretto: A partir de março deste ano, as crianças brasileiras com menos de um ano vão ter proteção contra um dos principais causadores da diarréia: o rotavírus. A vacina vai ser incluída no calendário básico de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, não será necessário promover uma campanha de mobilização, como acontece com as gotinhas, usadas na prevenção da paralisia infantil. A vacina contra o rotavírus vai ser aplicada nos postos de saúde em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, de forma rotineira. A diarréia é uma doença grave quando atinge crianças com menos de cinco anos de idade. Como ficam desidratadas, podem morrer, se não forem tratadas a tempo.

TEC/SONORA: Diretora do departamento de programas estratégicos, Cristina Boaretto, "O Sistema Único de Saúde interna 300 mil crianças menores de cinco anos por ano por causa de diarréia, desidratação. Desses 300 mil, 90 mil são provocados pelo rotavírus. E o rotavírus é um vírus que causa uma infecção, uma diarréia grave, que pode levar até à morte das crianças. Por isso o Ministério da Saúde tomou a decisão de ampliar o calendário de imunizações e introduzir a vacina contra o rotavírus. A vacina tem uma boa eficácia, ela é aplicada de gotinhas e a população que for levar a criança para dar as primeiras doses a vacina no primeiro ano antes dos seis meses de idade ela já vai, a partir de março, também estar tomando essa vacina junto com as outras vacinas".

O rotavírus causa cerca de 30% das diarréias graves em crianças de até cinco anos de idade. Estima-se que a vacinação das crianças vai reduzir em até 42% as internações hospitalares por diarréia. Cerca de 8 milhõ es de doses já foram adquiridas pelo Ministério da Saúde.

De Brasília, Pablo Mundim


"O Sistema Único de Saúde interna 300 mil crianças menores de cinco anos por ano por causa de diarréia, desidratação. Desses 300 mil, 90 mil são provocados pelo rotavírus. E o rotavírus é um vírus que causa uma infecção, uma diarréia grave, que pode levar até à morte das crianças. Por isso o Ministério da Saúde tomou a decisão de ampliar o calendário de imunizações e introduzir a vacina contra o rotavírus. A vacina tem uma boa eficácia, ela é aplicada de gotinhas e a população que for levar a criança para dar as primeiras doses a vacina no primeiro ano antes dos seis meses de idade ela já vai, a partir de março, também estar tomando essa vacina junto com as outras vacinas".

LOC/REPÓRTER: O rotavírus causa cerca de 30% das diarréias graves em crianças de até cinco anos de idade. Estima-se que a vacinação das crianças vai reduzir em até 42% as internações hospitalares por diarréia. Cerca de 8 milhõ es de doses já foram adquiridas pelo Ministério da Saúde.

De Brasília, Pablo Mundim

SIGA-NOS NO Google News