Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/09/2011 16:34

MS: Estação meteorológica divulga prognóstico para a primavera

Uniderp

A primavera – conhecida como estação das flores - tem início na próxima semana (dia 23), às 6h04 de Mato Grosso do Sul, com término no dia 22 de dezembro, às 2h30. Conforme informações da Estação meteorológica da Universidade Anhanguera-Uniderp, historicamente, a média de precipitações aumenta durante a estação, revelando um período com risco acentuado de cheias em córregos, rios e enchentes. Neste ano, no entanto, a perspectiva é que a chuva seja mais irregular, não se descartando até mesmo problemas de baixo índice de precipitação em novembro, período mais próximo ao verão.



“Mas ainda assim, há possibilidade de chuvas fortes ao longo da estação em 2011. Vale lembrar que a primavera de 2007, ano com condições semelhantes a 2010, a Primavera foi marcada por tempestades destrutivas de vento e granizo”, observa o meteorologista Natálio Abrahão Filho.



As temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados, algumas vezes, acima dos 38 graus na Capital e próximo dos 40 graus no Oeste e Norte do Estado, em função da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. “A previsão de altas temperaturas em outubro até meados de novembro associadas à ocorrência de chuvas fortes, quando há possibilidade de alto calor no solo pode potencializar a eclosão de larvas do mosquito da dengue”, afirma o meteorologista.



A umidade relativa do ar deve se elevar e normalizar a partir de meados de outubro. Até o final de setembro a ocorrência de índices abaixo dos 20% ainda pode ocorrer, principalmente, nas regiões norte e central do Estado. Já com relação aos raios ultravioleta, a tendência é que aumentem gradativamente, podendo chegar aos valores máximos várias vezes por mês.


Chuvas em MS – Norte e Oeste - Dentro da normalidade e médias de chuvas em torno de 05% acima da média histórica. Centro e Leste - chuvas devem ficar dentro da média histórica. Em Campo Grande, espera-se 70 mm em setembro, 130 mm em outubro e 165mm em novembro. Sul, Sudeste e Sudoeste - chuvas próximas da média, podendo chegar até 10% abaixo da média. “Alerta para falta de chuva na região Sudoeste, entre Bela Vista, Ponta Porã até Amambaí. Esses municípios podem ficar com falta de chuva em setembro e persistir estiagens de 15 a 20 dias”, destaca Natálio Abrahão. Predomínio de pancadas de chuva no período da tarde, com maior incidência nas regiões Sul, Sudeste e Central.


“Não se descarta Complexos Convectivos de Meso-escala (CCMS), fenômenos ou sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos, com ventos de rajadas acima dos 80kmh. No final de outubro e início de novembro, as chuvas devem vir com raios e trovoadas fortes em todas as regiões com menor probabilidade no oeste do Estado”, ressalta o meteorologista.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)