Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Estação Meteorológica divulga previsão para o verão

21 de dezembro de 2009 - 09:06

Nesta segunda-feira (21), começa a estação mais quente do ano. Em Mato Grosso do Sul, o verão tem início, oficialmente, às 13h47, e segue até o dia 20 de março. Nesta estação, são comuns as mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde, avançando pela noite. Conforme o meteorologista da Universidade Anhanguera-Uniderp, Natálio Abrahão Filho, os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente no centro, norte e leste do Estado.

“Dependendo da qualidade do período chuvoso, que este ano esta sob influencia do fenômeno “El nino”, nesta estação pode-se incluir a ocorrência de “veranicos” - períodos de estiagem com duração de 5 a 8 dias. Pela influência do El nino, a princípio, os modelos não evidenciam surpresas na estação que possa caracterizar grandes estiagens prejudiciais a agricultura. No entanto, as regiões norte e nordeste do estado devem ficar em alerta no mês de Fevereiro (regiões entre Coxim, passando por Sonora e chegando a Três lagoas), pois podem haver veranicos mais alongados e os índices podem ficar ate 10% abaixo das suas médias históricas. O mês de março também deve seguir esta tendência”, observa.

No estado, as temperaturas máximas atingem valores elevados em função da forte radiação solar e da verticalidade dos raios com mais horas de sol. “Com certeza, o verão não terá temperaturas mais elevadas que o final da primavera onde as máximas ultrapassaram os 43 graus em alguns municípios, mas devem oscilar em torno dos 35 graus no estado”, lembrando, porém, que as mínimas pela manhã já poderão ser sentidas a partir de Fevereiro no sul, sudeste e sudoeste do estado, com valores que podem ficar abaixo dos 19 graus em alguns municípios.

O meteorologista alerta que em janeiro e fevereiro a maior parte do Estado recebe grande quantidade de energia com as temperaturas subindo muito e também a Radiação UV que, até meados de fevereiro, deve ficar na média entre o índice 11 e 14 - em uma escala de zero a 16 - prejudicial a exposição por períodos longos expostos diretamente ao sol.

SIGA-NOS NO Google News