Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS está pronto para receber a Rede de Inclusão Digital

06 de novembro de 2008 - 14:23

Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste do Ministério da Integração Nacional (SCO/MI), junto com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, estão criando a Rede Estadual de Inclusão Digital (REID MS), com objetivo de incrementar a Inclusão Digital no Estado, com projetos pilotos que posteriormente serão levados às demais Unidades Federativas (UF) do Centro Oeste.

As informações são do engenheiro Frederico Valente, Diretor de Promoção de Investimento (DPI), da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, do Ministério da Integração, que participará do primeiro “Seminário de Inclusão Digital – Programa Cidades Digitais” a realizar-se nos dias 11 e 12 de novembro de 2008, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems).

O evento terá a participação de 18 ministérios, dentre eles, o da Integração Nacional, Saúde, Educação, Comunicações, Agricultura, das Cidades, da Justiça, e outros. Durante o seminário será discutida a importância da inclusão digital, sobre a necessidade de universalização no acesso e capacitação no uso intensivo das novas tecnologias de informação, em especial no que se refere à internet banda larga, com instrumentos de desenvolvimento econômico através do setor privado, aumento de eficiência do setor público, bem como, para maior inserção social e econômica da população do Estado.

Segundo Valente, o Estado de Mato Grosso do Sul oferece condições favoráveis para esse piloto, pois têm poucos municípios (78), pequena população (2,1 milhões), e boa infra-estrutura de comunicação em banda larga, além de estar ao lado do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

“Na parceria a SCO/MI oferece um consultor para coordenação da REID MS e o Governo do Estado através da Secretaria do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia (Semac) oferece a equipe técnica e de apoio na elaboração dos projetos”, disse Valente.

Ele também disse que para formalizar a parceria, entre os três entes federativos (Estado, Município e Governo Federal), durante o Seminário vai ser assinado um Termo de Cooperação sobre as ações integradas de inclusão digital, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico no Mato Grosso do Sul.

“Para mostrar as diversas ações do Governo Federal relativas ao tema Inclusão Digital, estamos programando a realização de um seminário de Inclusão Digital, em Campo Grande MS. O público alvo vem a ser os diversos atores da Inclusão Digital no Mato Grosso do Sul, de forma integrar suas ações, viabilizar a implantação da REID MS, e melhor aproveitar o apoio que os programas federais oferecem”, informou Valente.

Serviço

O evento será aberto no próximo dia 11 (terça-feira), às 8h30, na Fiems, que fica na Avenida Afonso Pena, 1206, em Campo Grande (MS).

A programação do Seminário, bem como a ficha de inscrição, está no site www.semac.ms.gov.br

Fonte: SCO – Ministério da Integração Nacional.

SIGA-NOS NO Google News