Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS está preocupado com baixa cotação da arroba do boi

Dourados News - 18 de março de 2005 - 14:45

A desvalorização da arroba do boi gordo em Mato Grosso do Sul vem causando um certo desconforto aos pecuaristas do Estado, que prometeram segurar o produto no pasto à espera de uma reação do mercado. Tal fato levou o secretário de Estado da Produção e do Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, a se reunir ontem à tarde com dois dos principais frigoríficos de Mato Grosso do Sul – Independência e Bertim – para discutir a possibilidade de reverter este quadro.

Para sair do sufoco a aposta hoje fica por conta da reação do mercado, com preços estagnados há mais de três anos, através de iniciativas de entidades de classe e órgãos governamentais, como a Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur). “Sabemos que o problema é uma questão de mercado. É a lei de oferta e procura. A questão agora é de fomentar as negociações. A minha preocupação é com os produtores de Mato Grosso do Sul”, comentou Dagoberto.

Conforme estudo pecuário da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a arroba do boi gordo sofreu desvalorização de 2,74% em Mato Grosso do Sul só no mês de janeiro. Mas hoje o estresse fica por conta da tabela de classificação e tipificação de carcaças aplicada por dois dos maiores frigoríficos do Estado, o Bertim e o Friboi, que causavam uma certa defasagem no preço pago pelo boi. Segundo Dagoberto, o Friboi garantiu que voltará a adotar a antiga tabela, através da qual esse tipo de situação não se repete.

O representante do Bertim, José Antônio de Lima, que esteve na reunião, assumiu o compromisso de levar para a diretoria da indústria a proposta do governo do Estado de analisar a atual tabela onde há um deságio de 3% entre os animais com 15 e 16 arrobas.

“Vou levar a preocupação do governo para os meus dirigentes em São Paulo. Devemos nos reunir amanhã (hoje) e, provavelmente, no próximo dia 28 devemos apresentar uma decisão”, antecipou Lima. O frigorífico Bertim, instalado em Naviraí, destina quase 100% de seu produto para exportação. Os abates chegam a 1.550 animais/dia com preço médio entre R$ 900 a R$ 1.000,00 por animal.

SIGA-NOS NO Google News