Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS espera a maior perda no milho safrinha

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 19 de maio de 2005 - 12:58

Mato Grosso do Sul é o Estado que espera maior queda de produção no milho safrinha, de 55%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados hoje. A perspectiva é de chegar a 840 mil toneladas no Estado. A redução de área plantada foi de 34,2%, totalizando desta vez 350 mil hectares contra 531,9 mil na safra de inverno do ano passado.
Depois de Mato Grosso do Sul a maior perda prevista, de 37%, é em Goiás, seguido do Paraná, com 32% de redução. Considerando que na primeira safra a cultura teve perda de 13% é reforçada a tendência de desabastecimento.
Em âmbito nacional há retração de 22% na produção aguardada e de 10% na área destinada ao milho neste segundo período de plantio.
O IBGE observa que uma das principais causas para esses decréscimos, foi a falta de chuvas na época recomendada para o plantio. O risco climático é muito grande, quando plantado fora do período. São também relevantes as geadas na região Sul e no Mato Grosso do Sul e os prolongados intervalos entre precipitações da região Centro-Oeste.
No trigo primeira safra as perdas em Mato Grosso do Sul foram de 43% e no feijão segunda safra a queda de produção é de 49%, também a maior do País nesta cultura. No sorgo as perdas foram 50% e no café 48%.

SIGA-NOS NO Google News