Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS envia dados para contestar IBGE

16 de janeiro de 2008 - 14:27

O governo do Estado contesta dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com relação ao número de municípios que contam com brigadas do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul. O Estado inclui na conta o município de Anastácio, a 128 km (quilômetros) de Campo Grande, que conta com apenas um bombeiro.

O 1° Subgrupamento de Bombeiros de Aquidauana informa que, além disso, o bombeiro não dirige a viatura à disposição em Anastácio e que as ocorrências devem aguardar o motorista que fica em Aquidauana. Os municípios distam cerca de 3 km. A seção dos Bombeiros em Anastácio também não possui telefone e para falar com o bombeiro é preciso ligar para um telefone público (orelhão).

Porém, mesmo excluindo Anastácio da lista, os dados do governo parecem desmentir o IBGE. Conforme o Instituto, dos 78 municípios do Estado, 18 deles têm brigadas do Corpo de Bombeiros. Segundo dados da agência de notícias do Estado, confrontados com informações do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, 19 municípios dispõe de unidades.

São eles: Amambai, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas.

Contabilizando mais uma unidade, o Estado ficaria com um índice de 24,35% dos municípios cobertos.

Segundo o comandante geral da corporação, coronel Ociel Ortiz Elias, ainda há uma unidade em Bataguassu que deve ser inaugurada no último trimestre do ano. “A estrutura física já existe, devemos alocar mais militares que vão terminar o curso de formação este ano e comprar uma viatura específica de combate a incêndio”, disse.

O coronel explica ainda que “o Estado é dividido em regiões e cada unidade atende uma determinada área. Se acontecer um sinistro em Terenos, por exemplo, uma unidade da Capital vai atender”.

Brasil

No País, conforme o IBGE, apenas 635 dos 5.564 municípios dispõe de brigadas do Corpo de Bombeiros, o que representa 11,41%. Portanto, Mato Grosso do Sul está acima da média nacional.

Em comparação com os demais Estados, o Estado perde (tanto na conta do IBGE quanto na da corporação) em termos percentuais para o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina. No Distrito Federal é considerado apenas um município, portanto, seria atendido em 100%. Rio de Janeiro tem percentual de 46,74% (dos 92 municípios 43 dispõe de brigadas) e Santa Catarina, 30,03%.



Midiamax

SIGA-NOS NO Google News