Cassilândia, Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

22/05/2008 01:24

MS e outros 11 estados tentam recuperar status sanitário

TV Morena

Carne de MS pode reconquistar mercado europeuAssista ao VídeoMato Grosso do Sul e outras 11 unidades da Federação vão pedir o restabelecimento do status de área livre de febre aftosa com vacinação, na 76ª Reunião Ordinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que acontece entre os dias 25 e 30 de maio, em Paris. A decisão é fundamental para que o País volte a exportar carne para a União Européia.

Representante do estado na comitiva brasileira, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS), Osmar Bastos, disse que “O governo federal está mandando delegados à reunião e todos os estados interessados podem mandar representantes. O objetivo da reunião é que a OMSA avalie os casos de febre aftosa no Brasil”.

Bastos disse ainda que é imprevisível o resultado do pedido porque, apesar de ter conseguido eliminar a doença, o cenário nacional é instável aos olhos dos europeus. “Nós temos que resgatar a qualidade e a credibilidade de nosso serviço de vigilância sanitária. Os europeus têm receio porque aparece um foco da doença a cada dois anos na América do Sul, seja no Brasil, na Argentina ou no Uruguai”.

Outra preocupação é com a reserva de mercado, já que os irlandeses estão fazendo lobby para vender sua produção na União Européia. Na opinião do presidente do Conselho, porém, a concorrência não amedronta. “A importação do rebanho brasileiro incomoda. Diante da produção nacional a irlandesa é insignificante, não interfere. Mas é importante recuperarmos o mercado europeu porque é um mercado diferenciado e referencial para outros”, avaliou.

Além de Mato Grosso do Sul, integram a comitiva brasileira representantes do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 21 de Setembro de 2017
10:00
Receita do dia
06:20
Libertadores da América
Quarta, 20 de Setembro de 2017
21:22
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)