Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS e outros 11 estados tentam recuperar status sanitário

TV Morena - 22 de maio de 2008 - 01:24

Carne de MS pode reconquistar mercado europeuAssista ao VídeoMato Grosso do Sul e outras 11 unidades da Federação vão pedir o restabelecimento do status de área livre de febre aftosa com vacinação, na 76ª Reunião Ordinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que acontece entre os dias 25 e 30 de maio, em Paris. A decisão é fundamental para que o País volte a exportar carne para a União Européia.

Representante do estado na comitiva brasileira, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MS), Osmar Bastos, disse que “O governo federal está mandando delegados à reunião e todos os estados interessados podem mandar representantes. O objetivo da reunião é que a OMSA avalie os casos de febre aftosa no Brasil”.

Bastos disse ainda que é imprevisível o resultado do pedido porque, apesar de ter conseguido eliminar a doença, o cenário nacional é instável aos olhos dos europeus. “Nós temos que resgatar a qualidade e a credibilidade de nosso serviço de vigilância sanitária. Os europeus têm receio porque aparece um foco da doença a cada dois anos na América do Sul, seja no Brasil, na Argentina ou no Uruguai”.

Outra preocupação é com a reserva de mercado, já que os irlandeses estão fazendo lobby para vender sua produção na União Européia. Na opinião do presidente do Conselho, porém, a concorrência não amedronta. “A importação do rebanho brasileiro incomoda. Diante da produção nacional a irlandesa é insignificante, não interfere. Mas é importante recuperarmos o mercado europeu porque é um mercado diferenciado e referencial para outros”, avaliou.

Além de Mato Grosso do Sul, integram a comitiva brasileira representantes do Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

SIGA-NOS NO Google News