Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS é o 7º estado em embalagens comercializadas

Fabiana Silvestre / Campo Grande News - 01 de junho de 2004 - 14:16

Mato Grosso do Sul é o sétimo estado do País em volume de embalagens de agrotóxicos comercializadas por ano, segundo informa a prefeitura de Campo Grande. A lei que estabelece regras para destinação deste material é de 2000 (nº 9974) e foi criada com base nas propostas apresentadas durante a Eco 92. A regulamentação da lei veio dois anos depois, através do decreto federal 4074. Neste ano, a resolução nº 334 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) veio regulamentar o funcionamento das unidades de recebimento de embalagens
De acordo com as regras, a obrigação do agricultor é encaminhar as embalagens. Mas, antes, deve fazer a tríplice lavagem de todas elas. O revendedor é responsável pela criação da central de recebimento. Já o fabricante deve dar um destino final ao material, reciclando o que for reciclável e incinerar o que não for aproveitável. A expectativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) é reciclar 91% das 1.205 toneladas de embalagens comercializadas e manipuladas no Estado.
Pela parceria firmada, 80% dos recursos financeiros para construção da central são do Inpev. As revendas contribuíram com 20% do total investido e à prefeitura coube a doação do terreno e os serviços de terraplenagem. A área cedida pela prefeitura está localizada nas proximidades do aterro sanitário (saída para Sidrolândia) e tem 13 mil metros quadrados de área. A central tem 628 m² de área construída e custou R$ 278 mil. A expectativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), é reciclar 91% das 1.205 toneladas de embalagens comercializadas e manipuladas no Estado.

SIGA-NOS NO Google News