Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS é o 6° em número de focos de queimadas no País

Gylson Ferreira - Sandra Luz - Campo Grande News - 24 de agosto de 2007 - 16:27

Em apenas dois dias Mato Grosso do Sul registrou uma aumento brutal de 1.186% no número de focos de queimadas. Na quarta-feira o estado somava 44 focos, hoje são 522. A informação está em um relatório do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgado nesta tarde e faz de Mato Grosso do Sul o 6° estado com mais registros de incêndio no país atualmente.

O município que lidera o ranking local é Corumbá, com 180 focos. Em seguida, aparecem Japorã (com 52), Porto Murtinho (48) e Aquidauana (30). Os demais focos estão espalhados por Antônio João, Dois Irmãos do Buriti, Iguatemi, Terenos, Miranda, Ponta Porã, Sidrolândia, Paranhos, Nova Andradina, Pedro Gomes, Aral Moreira e Naviraí.

Os dados do INPE classificam os incêndios registrados em Mato Grosso do Sul em dois níveis: "Alto risco" - nas cidades de Japorã, Paranhos, Naviraí, Nova Andradina e Iguatemi - e "Nível Crítico" - nos demais municípios.

Mato Grosso - O monitoramento dos focos é feito por satélites do INPE e os dados são usados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para alertar as localidades mais atingidas. Embora tenha mais de 500 casos, Mato Grosso do Sul ainda não recebeu o alerta.

No Brasil, o maior número de incêndios é registrado no Mato Grosso. Há dois dias o estado vizinho tinha cerca de 1,2 mil focos; hoje são 4,3 mil. Em segundo lugar está o Pará, com 3,1 mil. A longa estiagem e a baixa umidade do ar são os principais responsáveis pela multiplicação do fogo.

SIGA-NOS NO Google News