Cassilândia, Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019

Últimas Notícias

14/12/2018 06:40

MS é o 4º estado brasileiro a ter lei de fomento à pesquisa científica

Correio do Estado

 

Nesta quinta-feira (13), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) formalizou o decreto estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que garantirá agilidade na celebração de convênios para a promoção da pesquisa pública.

Regulamentado pelo decreto federal nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, a lei foi adaptada à realidade estadual por 23 entidades do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Azambuja comemorou a concretização da lei e destacou a inovação de Mato Grosso do Sul em ser a 4ª unidade federativa a instituir a versão regional.

"O decreto possibilitará que as instituições de pesquisa, universidades, fundações e institutos tecnológicos celebrem parcerias público privadas. Além disso estimulará o desenvolvimento de mais projetos com foco na tecnologia e inovação", ressalta.

Para o reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre Ricardo Carlos, o decreto aproximará academia do governo e iniciativa privada.

"As leis existentes são engessadas e acredito que uma iniciativa estadual facilitará a verdadeira ação dos projetos nas universidades. Nosso próximo passo será pleitear a municipalização da proposta", observa.

Na avaliação do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a administração pública fez opção pelo decreto porque permitirá que a fundação estadual tome decisões e atue nos termos do atual decreto.

"Foi um trabalho amplamente discutido com as universidades e instituições fiscalizadoras, a fim de compreendermos como a ciência e tecnologia será tratada. Na verdade, estamos testemunhando o marco regulatório da ciência e tecnologia no Estado. A partir de hoje, todas universidades, empresas e recursos do Fundect que participarem dos editais já atuarão na nova regulamentação", conclui.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Quarta, 16 de Janeiro de 2019
10:00
Receita do dia
Terça, 15 de Janeiro de 2019
15:53
Cassilândia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)