Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/12/2007 14:08

MS é 9º colocado em qualidade de vida para o jovem

Sandra Luz - Campo Grande News

Mato Grosso do Sul ocupa a 9ª posição no IDJ (Índice de Desenvolvimento Juvenil), elaborado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Rede de Informação Tecnológica e o Instituto Sangari. O estudo avalia as condições sócio-econômicas dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos, abrangendo educação, saúde, violência e renda per capita.

Este é o terceiro relatório apresentado e, em todos os anos, o Estado ficou na 9ª posição. O objetivo do estudo é medir o nível de vulnerabilidade juvenil e, assim, propor meios de atender a esta camada da população.

Conforme o estudo, nessa faixa etária Mato Grosso do Sul está na 9ª posição entre os estados mais alfabetizados, 14ª na avaliação de escola adequada, 9 ª em qualidade de ensino e 14ª em mortes por doenças em geral. Mas o estado registra também números bem negativos, como a 23ª posição em mortes violentas, superando apenas 4 estados. Um dado chama ainda mais a atenção: o estado é campeão em suicídios entre jovens, são 12,7 casos por grupo de cem mil habitantes. A incidência de suicídio de jovens guaranis contribuiu para os números. O segundo lugar ficou com o Amapá, com índice de 11,3.

Dinheiro- De acordo com o estudo, a renda per capta do jovem de 15 a 24 anos é a 7ª melhor do País. Para elaborar a pesquisa, o grupo de trabalho mesclou informações da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Datasus (o banco de informações do Sistema Único de Saúde) e do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). Dessa forma foi possível medir também o desempenho nas principais disciplinas escolares, e aspectos como o acesso ao mundo digital.

Conforme o IDJ, 21% dos jovens sul-mato-grossenses têm computador, 15,95% usam a internet e 86,4% têm celular. Para os que conseguem conectar à rede, 12,1% o fazem de casa, 9% do trabalho e 14,7% na escola

A primeira posição geral no IDJ no Brasil é ocupada pelo Distrito Federal e a última pelo estado de Alagoas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)