Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/12/2007 14:08

MS é 9º colocado em qualidade de vida para o jovem

Sandra Luz - Campo Grande News

Mato Grosso do Sul ocupa a 9ª posição no IDJ (Índice de Desenvolvimento Juvenil), elaborado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com a Rede de Informação Tecnológica e o Instituto Sangari. O estudo avalia as condições sócio-econômicas dos jovens brasileiros entre 15 e 24 anos, abrangendo educação, saúde, violência e renda per capita.

Este é o terceiro relatório apresentado e, em todos os anos, o Estado ficou na 9ª posição. O objetivo do estudo é medir o nível de vulnerabilidade juvenil e, assim, propor meios de atender a esta camada da população.

Conforme o estudo, nessa faixa etária Mato Grosso do Sul está na 9ª posição entre os estados mais alfabetizados, 14ª na avaliação de escola adequada, 9 ª em qualidade de ensino e 14ª em mortes por doenças em geral. Mas o estado registra também números bem negativos, como a 23ª posição em mortes violentas, superando apenas 4 estados. Um dado chama ainda mais a atenção: o estado é campeão em suicídios entre jovens, são 12,7 casos por grupo de cem mil habitantes. A incidência de suicídio de jovens guaranis contribuiu para os números. O segundo lugar ficou com o Amapá, com índice de 11,3.

Dinheiro- De acordo com o estudo, a renda per capta do jovem de 15 a 24 anos é a 7ª melhor do País. Para elaborar a pesquisa, o grupo de trabalho mesclou informações da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Datasus (o banco de informações do Sistema Único de Saúde) e do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). Dessa forma foi possível medir também o desempenho nas principais disciplinas escolares, e aspectos como o acesso ao mundo digital.

Conforme o IDJ, 21% dos jovens sul-mato-grossenses têm computador, 15,95% usam a internet e 86,4% têm celular. Para os que conseguem conectar à rede, 12,1% o fazem de casa, 9% do trabalho e 14,7% na escola

A primeira posição geral no IDJ no Brasil é ocupada pelo Distrito Federal e a última pelo estado de Alagoas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)