Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Distrito se enfeita para ver presidente pela 1ª vez

Fernanda França, da redação, e Nadyenka Castro, Campo Grande News - 08 de maio de 2009 - 07:30

Os moradores da pequena Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti com uma população de aproximadamente 1.2 mil habitantes e 670 eleitores , estão aguardando ansiosos a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao local, nesta sexta-feira, para o passeio inaugural do Trem do Pantanal.

O aposentado Tiago de Oliveira, de 81 anos, diz que já conheceu um presidente e Lula será o segundo. O último que viu foi Castelo Branco, na época da ditadura.

"Foi a última vez mesmo, porque ele morreu de acidente de avião depois", lembra sobre o ano de 1967, quando o avião onde estava o ex-presidente se chocou no céu com um caça da Força Aérea.

Na verdade, ele vai conhecer dois de uma vez só, porque o presidente do Paraguai também resolveu participar da inauguração. A comitiva sai de Aquidauana e 90 minutos depois deve chegar a Palmeiras.

A estação foi inaugurada em 1941, mas com a desativação do trem de passageiros em 95, só passam pela região as cargas com destino a Corumbá e o desenvolvimento também.

O distrito, que já teve 1.4 mil habitantes, dizem os moradores, e era chamado "jango", encolheu nos últimos tempos. A volta do trem é como uma oportunidade de redenção, sonho que fica evidente tamanha a expectativa dos últimos tempos.

As ruas, a estação e arredores, que praticamente resumem a parte urbana, foram enfeitados e limpos para a chegada do passeio turístico e de Lula.

Tratores limparam toda a área ao lado dos trilhos e a estação foi adornada com bancos, vasos e pintura para receber o presidente. Uma bandeira do Brasil foi colocada como uma recepção a Lula.

A rua Amazonas, que fica em frente à estação, não é asfaltada, mas foi toda coberta de brita para a ocasião. Os postes pintados de branco e as casas que ficam em frente à estação ferroviária foram isoladas com uma cerca de metal.

As casas antigas do entorno da estação destoam de toda a arrumação feita para a chegada do presidente. A única que foi pintada é que a fica ao lado da estação, e pertence à rede ferroviária.

No endereço é de Marcos Paulo de Oliveira, 32 anos, que é filho do antigo chefe da estação, nos tempos em que o Trem do Pantanal estava em atividade.

Ele conta que a presença de Lula será oportunidade única para as pessoas, principalmente mais velhas, conhecerem um presidente da República.

Pertinho - A maioria dos moradores de Palmeiras se prepara para ver o presidente pela primeira vez. Dona Maria José Ribeiro Salazar Ribeiro, de 32 anos, disse até que vai dar uma “melhorada no visual” para ver o presidente, da janela de sua casa, que dá de frente para a estação. Seu marido, que mora na fazenda, virá especialmente para a chegada de Lula ao distrito.

Os alunos de uma escola pública, que fica próxima à estação, serão dispensados nesta sexta-feira, para acompanhar a visita do presidente. Na véspera, eles visitaram a estação, que está enfeitada com faixas de agradecimento ao governo pelo retorno do Trem do Pantanal, e destacando as belezas naturais do local.

SIGA-NOS NO Google News