Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: desconto na energia pode atingir 150 mil

Henrique Xavier, assessoria - 21 de setembro de 2012 - 07:52

O benefício está no direito de todo cliente que tem número de inscrição em programas sociais do governo e, que até agora, não se cadastrou numa Concessionária para ter o consumo da energia elétrica faturado pela chamada tarifa baixa renda. Só na área de atendimento da Enersul, formada por 73 dos 78 municípios do Estado, 147,8 mil famílias estão aptas a buscar o benefício. O programa da tarifa social foi criado para ajudar esses clientes a ter o conforto da energia elétrica a um custo proporcional ao seu orçamento doméstico. Os descontos são aplicados de acordo com a faixa de consumo: 65% para os primeiros 30 kWh, 40% no intervalo de 31 a 100 kWh e, para a faixa de consumo até 220kWh, 10%.
Para facilitar o acesso dessa clientela à tarifa social, a Enersul, orientada pela Política de Sustentabilidade da Rede Energia, mantém a divulgação sistemática dos requisitos que essa classe de consumidores precisa observar para se cadastrar no programa.
O processo é simples e rápido. Basta o interessado ir a qualquer loja de atendimento da Enersul levando os documentos pessoais, uma conta de energia elétrica da residência onde mora e o Número de Inscrição Social (NIS), um documento expedido pelas Secretarias de Ação Social que comprova a condição econômica dessas famílias.
A Empresa esclarece ainda que o consumidor que deixou de atualizar seus dados nas datas anteriores do calendário de recadastramento pode recuperar o benefício, aproveitando mais essa chance. Feito isso, ele será reintegrado ao programa Tarifa Social Baixa Renda.
AJUSTES
Por determinação da Agência Reguladora do setor elétrico, o critério anterior que concedia tarifa social a toda unidade residencial com consumo médio anual de até 79 kWh, deixou de existir a partir de 1º de dezembro de 2011. A mudança nas regras visou excluir do benefício imóveis de luxo com pouco uso, a exemplo de flats, casas de veraneio, chácaras como as do Parque dos Poderes e até os pesqueiros no Pantanal que, normalmente, registram por ano uma média baixa de consumo de energia elétrica. O critério agora é pelo perfil social.
AGILIDADE
Para facilitar a atualização dos cadastros do cliente baixa renda, a Enersul dispõe de estrutura de atendimento nas 73 cidades de sua área de concessão. Além disso, todos os colaboradores foram orientados quanto às novas regras passando a ser multiplicadores dessas informações nas comunidades onde prestam serviço. O empenho da distribuidora é para que nenhuma família, com direito ao benefício, fique fora do programa tarifa social baixa renda que, hoje, já contempla 115 mi. famílias.

SIGA-NOS NO Google News