Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS considerada área prioritária no combate ao mexilhão

Marta Ferreira / Campo Grande News - 28 de novembro de 2004 - 10:16

Relatório da força-tarefa Nacional, criada em abril para combater a proliferação do mexilhão dourado, um molusco encontrado em vários rios brasileiros, recomenda a elaboração e implantação de um plano para controle de espécies aquáticas invasoras. O relatório aponta que dois pontos em Mato Grosso do Sul são prioridades na implantação das ações, as bacias do Alto Paraná, na divisa com São Paulo e a bacia do Alto Paraguai. A força-tarefa foi coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente. A sugestão é que sejam criadas, nestas regiões, coordenações regionais do Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), como forma de proteger os biomas aquáticos.
Segundo as informações da Agência Brasil, o plano deverá ser instituído por decreto a partir de gestões do MMA. O objetivo é descentralizar as operações e envolver as instituições locais no controle permanente do molusco. O resultado do trabalho da Força Tarefa Nacional será distribuído, a partir da próxima semana, às áreas infestadas pelo mexilhão dourado,
O mexilhão dourado, um molusco originário da Ásia, chegou ao Brasil em 1998. , transportado na água de lastro de navios de carga e se espalhou, a partir da Bacia do Prata, pelos rios da região Sul e Sudeste, atingindo o Pantanal de Mato Grosso. Hoje, é um dos maiores problemas para as empresas geradoras de energia elétrica e de abastecimento de água, porque entope filtros e tubulações dos sistemas, aumentando os custos de manutenção e ameaçando reduzir e interromper os serviços.
Como medidas imediatas para conter a disperção do molusco, a recomendação é de obrigatoriedade de pintura das embarcações que transitam nas áreas infestadas, com tinta antiincrustante, a limpeza das embarcações de pequeno porte, para eliminação de larvas e formas incrustadas; e a proibição de irrigação e de transposição de águas entre bacias infestadas e não infestadas.

SIGA-NOS NO Google News