Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: começam obras do frigorífico-escola

Famasul - 03 de janeiro de 2005 - 15:49

A construção da primeira etapa do Frigorífico-Escola da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), deve ficar pronta em aproximadamente 90 dias. As cartas-convite foram abertas na semana passada. Duas empresas de Campo Grande participaram da licitação e a vencedora foi a Conmex Engenharia.

A pedra fundamental do frigorífico, que faz parte do projeto do Centro Tecnológico da Carne do Mato Grosso do Sul, foi lançada no início de novembro pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. As obras começarão este mês.

A homologação da licitação será feita pela diretoria do Instituto Parque do Pantanal (IPP), parceira da Embrapa no projeto. "Este centro vai possibilitar a geração de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e da inovação, ao mesmo tempo em que deve permitir o treinamento, a capacitação de pessoal e a agregação de valor à pecuária brasileira", diz Rodrigues.

O frigorífico terá capacidade de realizar o abate diário de 100 bovinos, além de estar apto para abater pequenos animais como ovinos, caprinos e animais silvestres. Além de propiciar condições adequadas para as pesquisas, as instalações servirão de base estrutural para a capacitação e o aperfeiçoamento de mão-de-obra.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Kepler Euclides Filho, afirma que o frigorífico proporcionará, principalmente, a transferência tecnológica e a capacitação profissional de todos os elos da cadeia produtiva da carne, contribuindo para a geração de emprego e renda.

A coordenadora do Núcleo de Animais Silvestres do IPP, Mara Pereira da Silva, diz que é um projeto único. "O abatedouro vai servir de modelo para outros frigoríficos", diz.

O centro, que deve ser inaugurado até o fim de 2005, fará a prospecção de demandas para pesquisa, desenvolvimento e inovação, a transferência efetiva da tecnologia, além do ensino e capacitação de mão-de-obra especializada.

As obras estão orçadas em cerca de R$ 2,8 milhões. Desse total, R$ 1,8 milhão estão assegurados por parcerias com o governo de Mato Grosso do Sul, o IPP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Embrapa ainda negocia um convênio com a Fundação Bradesco para implantar a Agroescola, um curso de especialização de nível médio destinado a técnicos agrícolas.


Autor:
Agro Amazônia, adaptado por Equipe BeefPoint

SIGA-NOS NO Google News