Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: cidadão não precisa ir à Delegacia para registrar BO

Notícias.MS/ME /Midiamax - 22 de março de 2009 - 10:00

A Delegacia Virtual (Devir) é uma opção para se fazer registros de boletins de ocorrência sem precisar se deslocar até uma unidade policial. O serviço é disponibilizado pela Polícia Civil através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A Devir pode ser acessada através do endereço devir.pc.ms.gov.br/dv/.
A Delegacia Virtual foi criada com o objetivo de desafogar o trabalho das delegacias de polícia e proporcionar comodidade ao cidadão. Oferece a opção de registrar casos de furto, extravio de documentos e pertences e informar sobre pessoas desaparecidas. Com o serviço de boletim de ocorrência on-line as delegacias estão tendo mais tempo para cuidar de outros casos.

A maior demanda de atendimentos feitos pela Devir é a respeito de extravio de documentos. O serviço existe desde novembro de 2005 – ano em que funcionou de forma experimental. O ano de 2006 foi o que registrou maior procura pela população, com um total de 6.019 boletins verificados. Em 2007 índice caiu, registrando 5.857 ocorrências. A queda aconteceu por causa de problemas técnicos durante os meses de fevereiro, abril e início de maio. Em 2008 o serviço ficou suspenso de abril até junho, reiniciando os trabalhos a partir de julho com um novo sistema.

Mesmo com serviço de registro de ocorrências sendo oferecido pela Devir, as outras delegacias não pararam de realizar este trabalho. Outra comodidade que a delegacia proporciona é o atendimento feito via msn. O usuário pode adicionar o serviço no messenger pessoal, o endereço é: [email protected]. Vale lembrar que o trabalho realizado pela Devir é o de registro de boletins de ocorrência, ou seja, a opção de msn é somente para esclarecer dúvidas referentes à Delegacia Virtual, o mesmo também pode ser feito através do telefone 3318-7981.

Os boletins registrados pela Devir têm a mesma validade jurídica de um registro feito em uma delegacia comum. O processo de registro é rápido, podendo ser efetuado em cerca de cinco minutos, o contato com o denunciante é feito em, no máximo, 30 minutos por e-mail ou telefone - caso haja a necessidade de complemento de dados.

Durante o registro da ocorrência é importante que o usuário preencha todos os campos solicitados pelo serviço, o não preenchimento desses dados gera a recusa do boletim. Em casos de furtos ou extravio de cheques o registro serve para isentar o usuário das taxas de operações bancárias. O serviço é seguro, por isso dados bancários e números de documentos, necessários para que os registros sejam efetivados, podem ser disponibilizados sem problemas.

SIGA-NOS NO Google News