Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

17/11/2004 14:54

MS cadastrou 13 vezes mais doadores de medula este ano

Jacqueline Lopes / Campo Grande News

Mato Grosso do Sul cadastrou este ano 1.614 doadores de medula, 13 vezes mais que 2003, quando apenas 118 tornaram-se doadores, segundo informações da Central Estadual de Transplantes. Durante todo o dia, uma equipe do Hemosul faz de coleta de sangue dos cadastrados como futuros doadores, na Faculdade Estácio de Sá.
Segundo a coordenadora estadual da central, Claire Carmen Miozzo em todo o Estado tem sido feita a divulgação e nesta fase de coleta de sangue, os doadores começam a ser preparados para a pulsão da medula óssea – tecido que preenche a cavidade do osso que fica no quadril junto ao fêmur – responsável pela produção de células de defesa contra leucemia – câncer no sangue que atinge as hemáceas e a medula. O sangue destes doadores será encaminhado para o laboratório no Rio de Janeiro que fará o cadastro junto ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
Com isso, caso exista a compatibilidade sanguínea entre receptor e doador é feita a retirada de parte da medula, que se reconstitui em até 3 semanas, explica a coordenadora. A coleta da medula é feita mediante anestesia geral ou peridural – na espinha.
A campanha já foi feita este ano na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)