Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS - Bovinos com suspeita de febre aftosa serão abatidos

Grazielle Machado/ABr - 12 de fevereiro de 2007 - 21:18

Brasília - Os produtores dos municípios de Japorã, Eldorado e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, terão de abater os animais que apresentarem o vírus da febre aftosa. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento analisou amostras de 12 mil cabeças de gado bovino, mas encontrou poucos animais com o vírus.

O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Gabriel Alves Maciel, explicou que o gado na região não está totalmente contaminado e que o vírus encontrado pode ser uma resposta à vacina contra aftosa. O abate, acrescentou, é uma medida de segurança para que o vírus não se manifeste.


A carne dos animais, segundo Maciel, poderá ser comercializada normalmente, já que o vírus ainda não se manifestou. E os frigoríficos municipais estarão isentos do pagamento do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), como incentivo ao abate. “Esse é um processo que não oferece risco porque é uma carne normal”, garantiu o secretário.


Para evitar a contaminação do gado brasileiro, o ministério criará uma Área de Proteção e Vigilância Especial entre o Paraguai e os três municípios de Mato Grosso do Sul, com a instalação de mais barreiras móveis rodoviárias e fluviais. Nos últimos meses foram detectados focos de febre aftosa naquele país.


Amanhã (13), a questão deverá ser debatida por secretários de Agricultura de 14 estados, que se reunirão no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

SIGA-NOS NO Google News