Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS bate recorde de casos de dengue em 2006

Agência do Rádio - 17 de novembro de 2006 - 05:34

Sábado é o dia Nacional de Mobilização contra a Dengue. O tema deste ano é: "Não esqueça. A dengue se combate todo dia". Mato Grosso do Sul registrou, em 2006, o maior número de casos já notificados no estado. Para que a situação possa ser controlada, a Secretaria Estadual de Saúde promove visitas, a cada dois meses, de agentes comunitários para orientar a comunidade a acabar com os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Além disso, o Ministério da Saúde investiu, neste ano, mais de R$ 5 milhões para reforçar o combate. Para a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Cleise Fedrizzi, a população sul-mato-grossense é bem informada sobre a dengue, mas toma poucas providências para acabar com ela. Cleise defende que os cuidados com o mosquito transmissor devem se tornar um hábito.

"O que é importante é a conscientização das pessoas de que o combate à dengue tem que ser um hábito. Antigamente, por exemplo, você não usava o cinto de segurança e, no entanto, isso tornou-se um hábito. A dengue também tem que ser tratada assim com todos os seus cuidados. Então, nada melhor do que a sensibilização, a conscientização das pessoas para que isso tudo aconteça. "

O Aedes aegypti se reproduz em caixas d´água, pneus, vasos de plantas e recipientes plásticos que acumulam água. Os sintomas da dengue são febre, dores nas articulações, ao redor dos olhos e manchas avermelhadas pelo corpo. Se houver suspeita, procure o posto de saúde mais próximo e solicite um exame gratuito. Outras informações podem ser obtidas pelo Disque-Saúde, no 0800 61 1997. Todo dia é dia de acaba r com a dengue.

De Brasília, Eline Santos


SIGA-NOS NO Google News