Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS adquire 25 Unidades Odontológicas Móveis para atender população de aldeias

13 de julho de 2012 - 18:20

O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (13), 25 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para atendimento à saúde bucal da população de 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Aproximadamente 390 mil pessoas serão beneficiadas com veículos (vans) que oferecem tratamento clínico odontológico, além de ações de promoção e prevenção à saúde bucal. Cada UOM poderá realizar até 350 atendimentos por mês. A partir da próxima semana os distritos beneficiados nesta ação começarão a receber as unidades nos estados

A entrega simbólica ocorrerá na fábrica das unidades, em Tatuí (SP), e contará com a participação do secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza. O Ministério da Saúde investiu R$ 3,85 milhões na compra dos veículos e equipamentos. “Antes o indígena tinha que sair da aldeia até o pólo base ou ao município mais próximo para fazer uma restauração de um dente. Agora, as equipes de saúde bucal irão para a área indígena com todos os equipamentos e permanecerão o período que for necessário para zerar as necessidades odontológicas daquela comunidade”, afirmou.

Os DSEIs contemplados com a entrega das 25 UOMs serão aqueles com acesso terrestre (confira a relação abaixo). “As unidades móveis são componentes estratégicos do Programa Brasil Sorridente Indígena. A ação ampliará o acesso dessa população à atenção odontológica qualificada, levando aos locais que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, destacou o secretário.

PROGRAMA PILOTO – O programa Brasil Sorridente Indígena, iniciado em dezembro de 2011, tem ampliado o acesso da população ao atendimento odontológico. Levantamento feito pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde mostra que, em apenas seis meses, 8 mil indígenas dos DSEIs Alto Rio Solimões (AM), Alto Rio Purus (AC) e Xavante (MT) tiveram acesso ao atendimento odontológico.

Foram realizados 5.759 procedimentos restauradores utilizando-se da técnica restauradora atraumática com ionômero de vidro (técnica manual que dispensa o uso de equipamentos elétricos). Isso representa um aumento de 46,1% em relação ao total de procedimentos realizados em todo o ano de 2010, quando foram feitos 3.941 procedimentos deste tipo. Houve ainda aumento de 134% no número de pacientes que concluíram o tratamento odontológico básico em comparação com o ano de 2010. Só nos primeiros seis meses, o programa atendeu 2.025 indígenas, que graças ao atendimento, hoje se encontram livres de cárie e doença periodontal. Em 2010, o número de atendidos foi de 863.

PROFISSIONAIS E EQUIPAMENTOS – Em um ano, somente nos DSEIs Alto Rio Solimões (AM), Alto Rio Purus (AC) e Xavante (MT), o número de trabalhadores de saúde bucal cresceu 131%, passando de 41 profissionais para 95, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. . Durante a Fase I do Programa também foram realizadas capacitações e treinamentos para as equipes de saúde bucal para reorganizar os serviços e realizar atendimento das necessidades odontológicas.

Além disso, foram adquiridos 8.214 equipamentos de trabalho de 58 tipos diferentes, tais como espelho clínico, pinças cirúrgicas, fórceps, tesouras clínicas e cirúrgicas, exploradores, alavancas apicais, curetas periodontias, curetas de dentina, ao custo de R$ 95 mil. O Ministério da Saúde também adquiriu 37 consultórios odontológicos portáteis.

O programa objetiva ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população indígena brasileira. É a extensão do Programa Brasil Sorridente, lançado pelo Ministério da Saúde em 2004, adaptado e aplicado às especificidades e complexidades da saúde indígena.

ASSISTÊNCIA – As UOMs contam com um consultório odontológico equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (conhecido como “motorzinho do dentista”), mocho (cadeira do dentista), refletor, amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos produtos utilizados nas restaurações dos dentes), raio-X odontológico e autoclave para esterilização do material.

Todas as unidades possuem ar-condicionado, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia à UOM.




LISTA DE DSEIS CONTEMPLADOS COM UOMs

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Quantidade de UOMs
Guamá -Tocantins (PA e TO) 02
Maranhão 02
Pernambuco 02
Bahia 02
Minas Gerais e Espírito Santo 02
Mato Grosso do Sul 02
Litoral Sul (região litorânea dos estados RJ, SP,PR,SC e RS) 02
Interior Sul (região de fronteira dos estados SP,SC, PR e RS), 02
Cuiabá 02
Xavante (MT) 02
Ceará 01
Potiguara (PB) 01
Alagoas e Sergipe 01
Tocantins 01
Alto Rio Purus (AC, RO e AM) 01
























Por Valéria Amaral, da Agência Saúde.

SIGA-NOS NO Google News