Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

13/07/2012 18:20

MS adquire 25 Unidades Odontológicas Móveis para atender população de aldeias

O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (13), 25 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para atendimento à saúde bucal da população de 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Aproximadamente 390 mil pessoas serão beneficiadas com veículos (vans) que oferecem tratamento clínico odontológico, além de ações de promoção e prevenção à saúde bucal. Cada UOM poderá realizar até 350 atendimentos por mês. A partir da próxima semana os distritos beneficiados nesta ação começarão a receber as unidades nos estados

A entrega simbólica ocorrerá na fábrica das unidades, em Tatuí (SP), e contará com a participação do secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza. O Ministério da Saúde investiu R$ 3,85 milhões na compra dos veículos e equipamentos. “Antes o indígena tinha que sair da aldeia até o pólo base ou ao município mais próximo para fazer uma restauração de um dente. Agora, as equipes de saúde bucal irão para a área indígena com todos os equipamentos e permanecerão o período que for necessário para zerar as necessidades odontológicas daquela comunidade”, afirmou.

Os DSEIs contemplados com a entrega das 25 UOMs serão aqueles com acesso terrestre (confira a relação abaixo). “As unidades móveis são componentes estratégicos do Programa Brasil Sorridente Indígena. A ação ampliará o acesso dessa população à atenção odontológica qualificada, levando aos locais que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, destacou o secretário.

PROGRAMA PILOTO – O programa Brasil Sorridente Indígena, iniciado em dezembro de 2011, tem ampliado o acesso da população ao atendimento odontológico. Levantamento feito pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde mostra que, em apenas seis meses, 8 mil indígenas dos DSEIs Alto Rio Solimões (AM), Alto Rio Purus (AC) e Xavante (MT) tiveram acesso ao atendimento odontológico.

Foram realizados 5.759 procedimentos restauradores utilizando-se da técnica restauradora atraumática com ionômero de vidro (técnica manual que dispensa o uso de equipamentos elétricos). Isso representa um aumento de 46,1% em relação ao total de procedimentos realizados em todo o ano de 2010, quando foram feitos 3.941 procedimentos deste tipo. Houve ainda aumento de 134% no número de pacientes que concluíram o tratamento odontológico básico em comparação com o ano de 2010. Só nos primeiros seis meses, o programa atendeu 2.025 indígenas, que graças ao atendimento, hoje se encontram livres de cárie e doença periodontal. Em 2010, o número de atendidos foi de 863.

PROFISSIONAIS E EQUIPAMENTOS – Em um ano, somente nos DSEIs Alto Rio Solimões (AM), Alto Rio Purus (AC) e Xavante (MT), o número de trabalhadores de saúde bucal cresceu 131%, passando de 41 profissionais para 95, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. . Durante a Fase I do Programa também foram realizadas capacitações e treinamentos para as equipes de saúde bucal para reorganizar os serviços e realizar atendimento das necessidades odontológicas.

Além disso, foram adquiridos 8.214 equipamentos de trabalho de 58 tipos diferentes, tais como espelho clínico, pinças cirúrgicas, fórceps, tesouras clínicas e cirúrgicas, exploradores, alavancas apicais, curetas periodontias, curetas de dentina, ao custo de R$ 95 mil. O Ministério da Saúde também adquiriu 37 consultórios odontológicos portáteis.

O programa objetiva ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população indígena brasileira. É a extensão do Programa Brasil Sorridente, lançado pelo Ministério da Saúde em 2004, adaptado e aplicado às especificidades e complexidades da saúde indígena.

ASSISTÊNCIA – As UOMs contam com um consultório odontológico equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (conhecido como “motorzinho do dentista”), mocho (cadeira do dentista), refletor, amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos produtos utilizados nas restaurações dos dentes), raio-X odontológico e autoclave para esterilização do material.

Todas as unidades possuem ar-condicionado, pia para lavagem das mãos, reservatórios de água, armários para armazenagem de material e, acoplado ao veículo, uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia à UOM.




LISTA DE DSEIS CONTEMPLADOS COM UOMs

Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Quantidade de UOMs
Guamá -Tocantins (PA e TO) 02
Maranhão 02
Pernambuco 02
Bahia 02
Minas Gerais e Espírito Santo 02
Mato Grosso do Sul 02
Litoral Sul (região litorânea dos estados RJ, SP,PR,SC e RS) 02
Interior Sul (região de fronteira dos estados SP,SC, PR e RS), 02
Cuiabá 02
Xavante (MT) 02
Ceará 01
Potiguara (PB) 01
Alagoas e Sergipe 01
Tocantins 01
Alto Rio Purus (AC, RO e AM) 01
























Por Valéria Amaral, da Agência Saúde.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Junho de 2017
Sexta, 23 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)