Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS abre novembro na liderança do ranking nacional de focos de incêndio

Campo Grande News - 03 de novembro de 2019 - 10:30

No primeiro dia de novembro, 91 focos de incêndios florestais foram detectados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Mato Grosso do Sul. Com o número, o Estado abre o mês na liderança do ranking nacional de queimadas.

Pará, com 90, e Mato Grosso, com 87 focos registrados no dia 1º, aparecem atrás de Mato Grosso do Sul. Os dois estados somam maior número de incêndios acumulados este ano no Brasil, com 21,1 mil e 29,4 mil, respectivamente.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Alves do Amaral, sobrevoaram neste sábado (2) região mais afetada pelas queimadas atualmente - Corumbá, Miranda, Aquidauana e Rio Negro, no Pantanal. Conforme atualização mais recente do Inpe, 122 mil hectares foram consumidos pelo fogo desde a retomada das queimadas mais intensas, na sexta-feira (25).

Na base de apoio formada na fazenda BR-PEC, em Miranda, Verruck destacou o trabalho conjunto com Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Bombeiros e PRF (Polícia Rodoviária Federal), com efetivo de 123 pessoas no combate ao fogo, além de apoio aéreo. Conforme o secretário, “a situação ainda é bastante crítica”.

Neste domingo (3), o avião Air Tractor dos Bombeiros do Distrito Federal deve chegar para compor a força-tarefa. O aparelho tem capacidade para despejar até 3 mil litros de água sobre as chamas.

Atualmente, o combate ao fogo na região do Morro do Azeite, Estrada Parque e Buraco das Piranhas já conta com outras três aeronaves de mesmo modelo - uma emprestada pelo governo de Mato Grosso e duas agrícolas particulares.

Rio Negro - O alastramento do fogo no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, com 78 mil hectares de área total, também entrou no radar de preocupação das autoridades. Uma segunda base de apoio será montada na região para dar suporte à operação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do Exército percorreram a área por terra a fim de analisar a logística para instalar sistema de comunicação, cozinha de campanha, água potável e demais elementos necessários para a logística de combate no novo posto.

A região será reforçada com 35 brigadistas do Ibama e 18 do Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Os agentes participavam da 7ª Wildfire - Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, realizada em Campo Grande.

Mato Grosso do Sul fechou outubro com 2.310 focos de incêndios florestais detectados, maior número para o mês desde 2002, quando foram registrados 2.586.

SIGA-NOS NO Google News