Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019

Últimas Notícias

03/11/2019 10:30

MS abre novembro na liderança do ranking nacional de focos de incêndio

Campo Grande News

No primeiro dia de novembro, 91 focos de incêndios florestais foram detectados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em Mato Grosso do Sul. Com o número, o Estado abre o mês na liderança do ranking nacional de queimadas.

Pará, com 90, e Mato Grosso, com 87 focos registrados no dia 1º, aparecem atrás de Mato Grosso do Sul. Os dois estados somam maior número de incêndios acumulados este ano no Brasil, com 21,1 mil e 29,4 mil, respectivamente.

O titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Joilson Alves do Amaral, sobrevoaram neste sábado (2) região mais afetada pelas queimadas atualmente - Corumbá, Miranda, Aquidauana e Rio Negro, no Pantanal. Conforme atualização mais recente do Inpe, 122 mil hectares foram consumidos pelo fogo desde a retomada das queimadas mais intensas, na sexta-feira (25).

Na base de apoio formada na fazenda BR-PEC, em Miranda, Verruck destacou o trabalho conjunto com Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Bombeiros e PRF (Polícia Rodoviária Federal), com efetivo de 123 pessoas no combate ao fogo, além de apoio aéreo. Conforme o secretário, “a situação ainda é bastante crítica”.

Neste domingo (3), o avião Air Tractor dos Bombeiros do Distrito Federal deve chegar para compor a força-tarefa. O aparelho tem capacidade para despejar até 3 mil litros de água sobre as chamas.

Atualmente, o combate ao fogo na região do Morro do Azeite, Estrada Parque e Buraco das Piranhas já conta com outras três aeronaves de mesmo modelo - uma emprestada pelo governo de Mato Grosso e duas agrícolas particulares.

Rio Negro - O alastramento do fogo no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, com 78 mil hectares de área total, também entrou no radar de preocupação das autoridades. Uma segunda base de apoio será montada na região para dar suporte à operação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes do Exército percorreram a área por terra a fim de analisar a logística para instalar sistema de comunicação, cozinha de campanha, água potável e demais elementos necessários para a logística de combate no novo posto.

A região será reforçada com 35 brigadistas do Ibama e 18 do Icmbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Os agentes participavam da 7ª Wildfire - Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, realizada em Campo Grande.

Mato Grosso do Sul fechou outubro com 2.310 focos de incêndios florestais detectados, maior número para o mês desde 2002, quando foram registrados 2.586.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Novembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 16 de Novembro de 2019
Sexta, 15 de Novembro de 2019
09:00
Santo do Dia
06:44
Cassilândia/Barretos
Quinta, 14 de Novembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)