Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: 118,8 mil estudantes vão receber atendimento oftalmológico pelo SUS

Agência do Rádio - 13 de novembro de 2012 - 19:10

O novo projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde vai oferecer tratamento oftalmológico integral para mais de 118 mil crianças, jovens e adultos do Mato Grosso do Sul que estejam matriculados na rede pública e inseridos nos programas Saúde na Escola e Brasil Alfabetizado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, trinta por cento das crianças em idade escolar e cem por cento dos adultos com mais de 40 anos enxergam mal no país. Essa realidade contribui para o abandono escolar e a dificuldade de aprendizagem. Por isso, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforça que a estratégia Olhar Brasil é fundamental para melhorar a condição social da população:


\"Melhorar a qualidade educacional, ter maior capacidade de aproveitar o seu potencial e com isso inclusive poder ascender socialmente, e decisivo para quem quer aprender a escrever. Muitas pessoas não aprendem a escrever, desistem, saem do programa de alfabetização porque não conseguem enxergar.\"

Dos 118 mil alunos do Mato Grosso do Sul que vão receber atendimento oftalmológico, mais de 46 mil devem ser encaminhados para consulta. Desse total, 42,7 por cento vão precisar de óculos. Para os mais de 15 mil e seiscentos jovens e adultos sul matogrossenses cadastrados no Brasil Alfabetizado, a previsão do Ministério da Saúde é que 100 por cento serão encaminhados ao oftalmologista e 100 por cento por cento dos alunos com mais de 60 anos vão precisar usar óculos. Para aprimorar a qualidade dos atendimentos oftalmológicos, o Governo Federal vai credenciar clínicas e consultórios privados como alternativas para oferecer esses serviços aos usuários do SUS. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida deve reduzir o tempo de espera para ter acesso aos tratamentos oftalmológicos:


\"O Ministério da Saúde acredita que alguns tipos de especialidades você só consegue ampliar o acesso com tempo de espera menor para a população e ampliar a oferta dessas especialidades se abrir a possibilidade de parceria com clínicas particulares se cadastrarem diretamente, para oferecer ao público consultas especializadas e pacotes de exames necessários.\"

Os estados e municípios que forem participar do projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde vão receber recursos a mais para realizar todas as etapas do projeto. Para realização das consultas serão investidos em todo o Brasil cerca de 100 milhões de reais para financiar o fornecimento de óculos e o tratamento de problemas visuais. Para saber mais sobre o Olhar Brasil do Ministério da Saúde e como aderir ao projeto, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Lídia Mara

SIGA-NOS NO Google News