Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

14/10/2004 13:58

MPF suspende fiscalizações de etiquetagem de produtos

Afonso Benites / Campo Grande News

O MPF (Ministério Público Federal) cancelou as fiscalizações de etiquetagem de produtos em supermercados de Campo Grande. A medida vale até que a assessoria jurídica do MPF analise lei federal, sancionada ontem pela Presidência da República, que regula as condições de oferta e desobriga supermercados a colocar etiquetas com preços nos produtos.
A nova legislação determina que os preços dos produtos devem estar em lugar visível, porém não obriga a colocar etiquetas em cada unidade. Outra resolução da lei é que no caso de divergência de preços para o mesmo produto o consumidor pagará o menor dentre eles.
Em Campo Grande, desde o dia 23 de setembro, os supermercados Atacadão, Carrefour, Comper, Extra e Lojas Americanas, são obrigados a etiquetar os produtos expostos nos estabelecimentos. A decisão partiu de um acordo assinado entre os comerciantes e o MPF.
As fiscalizações para conferir o cumprimento do acordo nos estabelecimentos eram realizadas pela ABCCON (Associação Brasileira da Cidadania e do consumidor de Mato Grosso do Sul).
Conforme o MPF, a nova lei pode cancelar total ou parcialmente o Termo de Ajustamento de Condutas assinado com os supermercados. A dúvida dos procuradores está na cláusula 13ª do termo que afirma: “Lei federal superveniente que dispense os supermercados da etiquetagem individual, garantindo outros meios de assegurar informação clara, suficiente e correta dos produtos dos produtos expostos à venda ocasionará a perda da eficácia deste termo durante a vigência da referida lei”. Não existe prazo para que o MPF analise a legislação e se posicione quanto à etiquetagem dos produtos na Capital.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)