Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MPE investiga se caixa 2 de Zeca teve recursos federais

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 31 de outubro de 2007 - 09:39

O MPE (Ministério Público Estadual) está investigando se o esquema de caixa 2 do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, sob investigação, teria recursos do governo federal, vindos através do Banco do Brasil. A informação consta em reportagem divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de São Paulo.

O MP apreendeu dois livros-caixa com extensa relação de parlamentares, ex-secretários, servidores (até a equipe de segurança do governador) e empresários. Ao lado de cada nome, constam valores, indício da existência de uma contabilidade paralela das verbas públicas.

Verba federal – Há ainda suspeita de desvio de verbas liberadas pela União para custear a campanha publicitária de combate à dengue. A promotoria teria recebido ofício da secretária estadual da Saúde, Beatriz Dobashi, no qual ela informou que pelo menos R$ 50 mil foram pagos em serviços publicitários que não foram prestados.

Os documentos que indicariam o desvio de recursos federais, conforme a matéria, estariam sob análise do promotor de Justiça Marcos Antônio Martins Sottoriva. É citado como exemplo nota fria emitida por uma agência para o Festival América do Sul, que acontece em Corumbá. O evento teria R$ 2,5 milhões de patrocínio do Banco do Brasil.

Uma força-tarefa com seis promotores investiga o desvio de verbas pelo governo Zeca e quatro ações foram ingressadas na Justiça, sendo que uma foi trancada sob alegação de que a investigação criminal foi feita por promotores e não pela Polícia Civil, tema controverso no meio jurídico.

SIGA-NOS NO Google News