Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MP que concluir ainda hoje depoimento dos 11 suspeitos de participar de fraude em Campinas

Vinicius Konchinski, Agência Brasil - 24 de maio de 2011 - 16:07

Campinas – Os promotores encarregados da investigação do suposto esquema de fraude na prefeitura de Campinas esperam concluir ainda hoje (24) a tomada de depoimentos dos envolvidos no caso. Quatro suspeitos presos na sexta-feira foram ouvidos ontem, mais um foi interrogado na manhã de hoje (24) e seis devem prestar depoimento agora à tarde.

Ao todo, 11 suspeitos estão presos temporariamente na Polícia Civil, em Campinas. Segundo o promotor Ricardo Schade, após os depoimentos, o Ministério Público (MP) vai decidir se pede ou não a prorrogação da prisão temporária de algum dos detidos por mais cinco dias. O prazo da prisão temporária vence hoje, às 23h59.

“Depois dos depoimentos, vamos traçar um panorama, ver se pediremos as prorrogações de prisão e de quem vamos pedir”, afirmou Schade, um dos promotores que participa da investigação. “Só depois de ouvirmos todos vamos saber se será preciso fazer alguma acareação ou tomar novos depoimentos.”

Os presos são suspeitos de integrarem um esquema de fraudes em concorrência e contratação de serviços pela Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), empresa controlada pela prefeitura de Campinas. De acordo com o MP, 20 pessoas fazem parte do esquema. Todos tiveram prisão temporária decretada, mas nove seguem foragidos.

Schade disse que as fraudes ocorriam desde 2005, quando foram empossados membros da equipe do atual prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos. Ele afirmou que ainda não há uma estimativa do valor que possa ter sido desviado da prefeitura.

O promotor disse também que os depoimentos estão sendo importantes para o avanço das investigações, mas reconheceu que “figuras importantes” do suposto esquema estão foragidas.

Entre os foragidos, estão o ex-secretário municipal de Segurança Pública, Carlos Henrique Pinto, e ex-coordenador de Comunicação, Francisco de Lagos Viana Chagas. Ambos foram exonerados hoje. O vice-prefeito Demétrio Vilagra também teve prisão temporária decretada e está foragido. Ele, entretanto, continua no cargo.

Ontem, o prefeito Hélio de Oliveira Santos afirmou que não sabia da existência de irregularidades na prefeitura. “Não tinha conhecimento da denúncia. Se tivesse, tinha mandado fazer auditoria e sindicância.”

Edição: João Carlos Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News