Cassilândia, Sábado, 15 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

24/06/2020 15:00

MP move ação para obrigar Barretos a cumprir regras de isolamento

Prefeitura aguarda a decisão judicial para se manifestar

Agência Brasil
MP move ação para obrigar Barretos a cumprir regras de isolamento

O Ministério Público do Estado de São Paulo moveu uma nova ação civil pública para obrigar a prefeitura de Barretos, no interior do estado, a enquadrar o decreto municipal publicado na sexta-feira (19) nas regras previstas na fase vermelha do Plano São Paulo. Antes, o prefeito Guilherme Ávila havia editado decreto mantendo o comércio aberto na cidade, apesar de o município ter retrocedido na classificação do plano estadual que estipula o nível de isolamento social necessário para cada região.

A fase 1 – vermelha é a de maior restrição de atividades, permitindo que funcionem apenas os serviços considerados essenciais, como de logística, saúde, segurança e abastecimento. O município estava na faixa 3, amarela, chamada de flexibilização, quando podem funcionar até mesmo salões de beleza, bares e restaurantes. O governo de São Paulo prolongou o período de quarentena no estado até o dia 28 de junho.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Barretos, o Executivo municipal editou novo decreto com novas medidas, mas permitiu o funcionamento dos salões de beleza e o trabalho interno em lojas para entrega de mercadorias aos clientes. A prefeitura aguarda a decisão judicial para se manifestar.

Piora da situação
A decisão da Justiça que determinou a volta à restrição das atividades na cidade atendeu a um pedido do Ministério Público. Segundo a promotoria, nos últimos dias a cidade teve uma piora nos indicadores que servem de base para avaliar a necessidade de quarentena em cada região.

“Desde quando foi implantada a fase 3, em pouco mais de 10 dias, o número de pacientes internados em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quase triplicou, passando de 12 para 33 pacientes. O número de pacientes internados em enfermaria já extrapolou a capacidade disponível, sendo parte remanejada para leitos de UTI cuja ocupação já alcança os 50%”, destacou o juiz Carlos Fakiani Macatti na decisão.

De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura, Barretos tem 27 mortes confirmadas por covid-19 e uma suspeita. Já foram confirmados 762 casos da doença na cidade.

Plano de reabertura
O governo paulista definiu cinco fases no Plano São Paulo, que prevê a retomada gradual e regionalizada da atividade econômica do estado. As fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).

A cada 14 dias, o Plano São Paulo reestuda cada uma das regiões para analisar em que fase elas se encontram. O plano analisa cinco indicadores: a taxa de ocupação e quantidade de leitos de UTI a cada 100 mil habitantes, além dos números de casos, de óbitos e de internações registradas nos últimos sete dias. Se houver melhora nos indicadores, a região sobe de nível, por exemplo. Mas, se ocorrer piora, ela pode regredir de fase.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 15 de Agosto de 2020
10:00
Receita do Dia
Sexta, 14 de Agosto de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)