Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/08/2007 10:19

MP determina que 'jericos' tenham itens de segurança

24horasnews

As geringonças são desajeitadas e estão por todos os lados: feira livre, comércio, agropecuária e especialmente nas mecânicas. 'É difícil um fazendeiro que não tenha um carro estilo 'jerico', também conhecido como 'paco-paco', diz, o presidente da comissão organizadora dos jeriqueiros da região, Waldemar Kerckhof.

Ele avalia que no município há cerca de 400 jericos circulando em todos os setores da economia e explica a preferência: 'a maior vantagem é a economia, pois funciona a diesel e chega a fazer até 30 km com um litro do combustível', destaca Waldemar. Soma-se a isso o fato de não haver pagamento dos impostos, emplacamento, entre outros.

Para funcionar, usam motores de S-10, pick up, fusca e até os utilizados para extração nos garimpos.

Entretanto, reconhecem que essa situação não vai perdurar por muito tempo. 'Se for aplicar tudo como manda a lei, os jericos não iriam circular em hipótese alguma', admite. Sabem que esses arranjos de carros atenderam uma necessidade do passado, mas para o futuro todos têm de se adequar, para evitar acidentes. 'Há estradas tão ruins que para a gente circular só de jericos', avisam.

Numa ação conjunta, o Ministério Público Estadual, por meio do promotor da comarca, Milton Mattos da Silveira Neto, realizou uma audiência pública para disciplinar o uso do transporte alternativo. Os jeriqueiros também estão participando de palestras com representantes da Ciretran, Polícia Civil, Militar e Prefeitura.

'Temos seis meses para nos adequar, concordamos que é importante ter seguro, cinto de segurança, espelho retrovisor, entre outros itens necessários para reduzir índice de acidentes de trânsito'

Frisou o promotor de Justiça que o abandono da prática do 'jerico' será algo gradual, devendo, primeiramente, haver uma mudança cultural, até porque o próprio desenvolvimento econômico da região, bem como o aumento do tráfego nas estradas, que vem sendo asfaltadas levará a extinção dos 'jericos', por isso a primeira ação do Ministério Público será adequar os carros artesanais aos itens básicos de segurança

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)