Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mozarildo defende criação do um "novo" Estado em MT

Agência Senado - 01 de dezembro de 2009 - 18:19

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu à Mesa do Senado que coloque em votação o projeto de decreto legislativo (PDS 52/07) que propõe a realização de um plebiscito sobre a criação do estado de Carajás. Ele defendeu o desmembramento dos estados do Norte do país, o que favoreceria seu desenvolvimento.

O parlamentar lamentou que o projeto sobre a realização de plebiscito para a criação do estado de Tapajós, já aprovado pelo Senado Federal, esteja parado na Câmara dos Deputados há vários anos. Afirmou que a criação de novos estados trará maior representação política para aquelas regiões.

Mozarildo lembrou que Amazonas, Pará e Mato Grosso representam 51% território nacional. Apenas o Amazonas é maior que todos os estados das Regiões Sul e Sudeste juntos. Mas apenas o estado de São Paulo tem mais deputados que toda a região Norte.

- O desmembramento de estados da Amazônia não interessa aos grandes estados brasileiros, que têm uma visão atrasada, de que o Brasil não deve se desenvolver por igual - afirmou o senador.

Mozarildo afirmou que os países ricos não querem o desenvolvimento da Amazônia para que ela permaneça com suas riquezas intactas para que estes países as utilizem no futuro. Ele defendeu que as instituições de pesquisa e desenvolvimento sediadas na Amazônia façam os diagnósticos necessários para o desenvolvimento da região, em vez de esses diagnósticos serem apresentados por pessoas e instituições de outros lugares.

SIGA-NOS NO Google News