Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Movimento Hora do Planeta irá apagar luzes hoje

Campo Grande News - 28 de março de 2009 - 12:30

O Movimento Hora do Planeta, criado pela organização não-governamental WWF, convida todos os segmentos da sociedade a apagar as luzes hoje (28) das 20h30 às 21h30 (hora local). A intenção é chamar a atenção das pessoas para o aquecimento global.

Nesta noite, monumentos importantes do Brasil terão as luzes apagadas por 60 minutos. A lista inclui o Cristo Redentor, a Orla de Copacabana e o Pão de Açúcar.

Em Campo Grande, empresas e entidades governamentais já anunciaram a adesão ao ato simbólico. A Câmara dos Vereadores confirmou a participação, e empresas como o Shopping Campo Grande, Anhanguera e Plaenge também comunicaram que irão apagar as luzes por uma hora.

No caso do Shopping, apenas as luzes da fachada serão desligadas neste horário. Já a Plaenge vai aderir na Central de Apartamentos Decorados, na Afonso Pena.

Espera-se que mais de três mil cidades de todo o mundo participem neste sábado do apagão. No Brasil, 76 cidades pretendem participar. Entre elas, Belém (PA), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio (RJ). Mais de 700 empresas e 300 organizações manifestaram apoio ao gesto no País.

A idéia surgiu na Austrália em 2007, como forma de inspirar a população a tomar atitude diante das mudanças climáticas. Em 2008, o movimento chegou a 35 países do exterior. Neste ano, é a primeira vez em que o apagar das luzes é realizado no Brasil.

O site da WWF reúne dados de interessados em apoiar a idéia em uma espécie de abaixo-assinado, a ser apresentado na Reunião Interseccional da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece a partir do próximo domingo em Bonn, na Alemanha, e em dezembro na Conferência das Partes da Convenção, em Copenhagen.

A expectativa é reunir 1 bilhão de cadastros até sábado. Só no Brasil, até a última quarta-feira, havia 23.000 assinaturas.

Mais informações sobre a Hora do Planeta podem ser encontradas no site da ONG WWF-Brasil, por meio do endereço eletrônico www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta.

SIGA-NOS NO Google News