Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Movimento dos produtores rurais do Estado recebe apoio

Famasul Noticias - 27 de maio de 2005 - 14:03

O SOS Rural é o movimento dos produtores rurais que acontecerá na próxima terça-feira, 31 de maio, em todo país, para alertar ás autoridades locais e população que crise do setor agropecuário, não é um problema apenas dos produtores, e que os reflexos dela já atinge o comércio, a indústria e demais atividades econômicas.

A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, que coordenada o movimento em Mato Grosso do Sul, juntamente com os Sindicatos Rurais, vêm desde o início da semana recebendo manifestação de apoio de diferentes setores, entre eles as cooperativas, frigoríficos, transportes, micro empresas, multinacionais e outras.



De acordo com a diretora Tereza Cristina Correa da Costa Dias, o movimento esta ganhando força em todo Estado e deve reunir milhares de pessoas em pelo menos 15 municípios. Ela disse que os Sindicatos Rurais já estão se organizando para um grande evento. Em algumas regiões, três ou quadro sindicatos se unirão para dar mais força ao movimento. "Todos os setores estão solidários e também acreditam que está passando da hora de mostrar que o agronegócio precisa de ajuda e que o governo têm que tomar medidas urgentes, para evitar um grande caos social, inclusive nas cidades com falências de empresas e desemprego”.



Em Mato Grosso do Sul, muitos municípios tem sua base econômica na agropecuária e também estão sofrendo as conseqüências dos prejuízos da safra 2004/05. Em algumas localidades os prefeitos já confirmaram que vão participar do protesto.



A Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), através do Superintendente Ademar da Silva Júnior, declarou que considera justa a mobilização, por que o agronegócio é a mola propulsora do estado. De acordo o secretário Dagoberto Nogueira, o governo do estado vem tentando desenvolver políticas de incentivo a diversificação da produção agropecuária, minimizar problemas, como este da seca enfrentado pelos produtores. Uma alternativa apontada para a agricultura é a ampliação da área de cana de açúcar e florestas, já na pecuária a ovinolcultura e a piscicultura.





Contato:

Eudete Petelinkar – DRT/MS 045

Departamento de Comunicação da Casa Rural (Famasul, Senar-AR, Funar) (67) 326-6211 – 9981-7262

Campo Grande/MS

SIGA-NOS NO Google News