Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/11/2005 17:18

Motoristas saberão o que o seguro obrigatório cobre

Assembléia Legislativa

Em agosto do ano retrasado, o deputado estadual Maurício Picarelli (PTB), apresentou um projeto de lei que pretendia determinar a divulgação de informações, pelo Detran-MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), sobre o seguro obrigatório do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). O projeto foi vetado e agora vigora como decreto legislativo, aguardando a aprovação dos parlamentares em plenário, após a análise da CCJR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação).

Conforme análise do Governo, o projeto invadiu a esfera de competência legislativa federal ao dispor sobre a ‘obrigatoriedade’ da divulgação de informações, além de aumentar as despesas do Estado sem prever a estimativa de impacto orçamentário financeiro da medida, nem a declaração do ordenador de despesas quanto à adequação da despesa com a lei orçamentária anual.

Segundo o parlamentar, "poucos são os proprietários de veículos que conhecem os seus direitos e muitas vezes ficam esperando ser atendido pelo SUS, sem saber que tem direito a mais de R$ 6 mil reais, podendo ser atendidos em quaisquer hospitais particulares. Nossa obrigação como parlamentares é conscientizar a população. Direitos são direitos”, explica Picarelli.

O decreto prevê que o dinheiro arrecadado com multas poderá ser revertido em informações como: afixação de cartazes em delegacias, estabelecimentos comerciais, universidades, postos de saúde e funerárias. Somente nas delegacias e demais estabelecimentos que prestam imediato atendimento à vítimas de acidentes de trânsito, bem como em locais de grande circulação de usuários de sistema de transporte coletivo de passageiros municipais, intermunicipais e interestaduais a divulgação de informações seria obrigatória.

A aquisição do seguro não precisa de ajuda de terceiros, a própria vítima pode requerer o reembolso e não importa quantas vítimas o acidente provoque; o seguro indeniza todas, uma a uma, individualmente. O beneficiário em caso de morte será o cônjuge, companheira nos casos admitidos pela lei, companheiro com mais de cinco anos de vida em comum, filhos ou herdeiros legais.

Mesmo que o motorista fuja do local do acidente e que ninguém anote a placa do veículo, a vítima ou os herdeiros tem direito à indenização do seguro obrigatório DPVAT, que será paga nos mesmos valores, condições e prazos segundo a lei 8441/92. Os veículos estrangeiros não estão sujeitos ao Código Nacional de Trânsito. Os acidentes com este tipo de veículo não têm cobertura pelo seguro. A cobertura de acidente só é válida em território nacional.



Assessoria de Imprensa
Maurício Picarelli
Glaucia Jandre



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)