Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Motoristas de ônibus dormem ao volante, diz pesquisa

Vinicius Konchinski /ABr - 01 de março de 2008 - 10:56

São Paulo - Uma pesquisa realizada em 2004 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que 48% dos motoristas de ônibus de linhas interestaduais dormem enquanto estão dirigindo.

"Quando consultamos os motoristas pela primeira vez, em 2000, 16% admitiram cochilar. Depois que fizemos um levantamento mais completo, ficamos ainda mais preocupados”, disse Marco Túlio de Mello, um dos organizadores do trabalho e chefe da disciplina de Medicina e Biologia do Sono na universidade.

Mello estuda as ligaçãoes entre o sono e o trânsito há pelo menos 8 anos e afirma que outros levantamentos revelam que entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito são causados porque um dos motoristas envolvidos dormiu. Ainda segundo ele, entre 17% e 19% das mortes no trânsito foram causadas pelo mesmo motivo.

“Se considerarmos que 34.634 pessoas morreram em 2004, cerca de 6 mil mortes foram causadas pelos cochilos”, afirmou.

O pesquisador é favorável à obrigatoriedade da avaliação da qualidade do sono dos motoristas, estabelecida em resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com os resultados dos estudos, tratamentos contra os distúrbios reduzem signicativamente os acidentes.

"Fizemos um trabalho com uma empresa de ônibus que tinha um índice de 3,6 mortes para cada 100 mil quilômetros rodados na sua linha mais crítica. Dois anos após tratarmos os motoristas, este índice caiu para 0,6 mortes”, relatou o pesquisador.



SIGA-NOS NO Google News