Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/03/2008 10:56

Motoristas de ônibus dormem ao volante, diz pesquisa

Vinicius Konchinski /ABr

São Paulo - Uma pesquisa realizada em 2004 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aponta que 48% dos motoristas de ônibus de linhas interestaduais dormem enquanto estão dirigindo.

"Quando consultamos os motoristas pela primeira vez, em 2000, 16% admitiram cochilar. Depois que fizemos um levantamento mais completo, ficamos ainda mais preocupados”, disse Marco Túlio de Mello, um dos organizadores do trabalho e chefe da disciplina de Medicina e Biologia do Sono na universidade.

Mello estuda as ligaçãoes entre o sono e o trânsito há pelo menos 8 anos e afirma que outros levantamentos revelam que entre 27% e 32% dos acidentes de trânsito são causados porque um dos motoristas envolvidos dormiu. Ainda segundo ele, entre 17% e 19% das mortes no trânsito foram causadas pelo mesmo motivo.

“Se considerarmos que 34.634 pessoas morreram em 2004, cerca de 6 mil mortes foram causadas pelos cochilos”, afirmou.

O pesquisador é favorável à obrigatoriedade da avaliação da qualidade do sono dos motoristas, estabelecida em resolução pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com os resultados dos estudos, tratamentos contra os distúrbios reduzem signicativamente os acidentes.

"Fizemos um trabalho com uma empresa de ônibus que tinha um índice de 3,6 mortes para cada 100 mil quilômetros rodados na sua linha mais crítica. Dois anos após tratarmos os motoristas, este índice caiu para 0,6 mortes”, relatou o pesquisador.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)