Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/06/2005 07:23

Motorista: Veja se você vai ter que fazer exame

Denatran

Os motoristas que tiraram carteira de habilitação antes de 21 de janeiro 1998 terão de fazer o curso de direção defensiva e de primeiros socorros quando forem renovar a carteira. A decisão, divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vale a partir de 20 de junho e obedece ao Código de Trânsito Brasileiro.

O curso de direção defensiva ensina aos motoristas a reconhecerem antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com ele, com seus acompanhantes e com os pedestres e os outros motoristas. O objetivo é aumentar a segurança no trânsito, reduzindo o número de acidentes e mortes.

Os números de acidentes no Brasil são alarmantes. Atualmente, cerca de 80 pessoas morrem por dia em acidentes de trânsito no Brasil. No ano, o total de mortes chega a 34 mil e de feridos a 400 mil. “Todos os países que oferecem esses cursos reduzem os acidentes de trânsito”, afirma o diretor do Denatran, Ailton Brasiliense.

O motorista que tiver de renovar a carteira poderá fazer o curso nas auto-escolas, pela internet ou por meio de apostilas. Quem preferir assistir às aulas nas auto-escolas terá de ter 100% de presença para receber o certificado e, se o Detran decidir, fazer uma prova de avaliação. Os motoristas que quiserem fazer o curso à distância ou estudar pela apostila terão, obrigatoriamente, de fazer a prova de avaliação do Detran. As apostilas estarão disponíveis nas páginas do Denatran (www.denatran.gov.br) e dos Detrans na internet . É o Detran de cada Estado que define o custo da realização do curso e das provas.











As aulas de primeiros socorros ensinam aos motoristas como sinalizar os locais de acidentes e o que fazer para evitar que o estado de saúde da vítima se agrave. “Primeiros socorros quem faz são os para-médicos e os bombeiros. O motorista só deve agir de forma a impedir a piora dos traumas sofridos pela vítima”, explica Brasiliense.



As novas normas foram debatidas pelo Denatran com os diretores dos Detran de todo o país, representantes da sociedade civil e de outros órgãos de governo. “Esta medida respeita os valores da sociedade brasileira porque foi amplamente discutida antes de ser posta em prática”, afirma o diretor do Denatran.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)