Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Motorista pode ter que avaliar qualidade do sono

Agência Câmara - 03 de outubro de 2003 - 14:30

O projeto (PL 357/03) que obriga os motoristas de ônibus a fazer exame de polissonografia - utilizado para investigar distúrbios do sono, como a sonolência diurna excessiva - pode ser votado na próxima quarta-feira (8) na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal.
A autora, deputada Zelinda Novaes (PFL-BA), cita uma matéria do informativo da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, publicada em maio de 2001, sobre exames realizados por diversos institutos em que quase metade dos motoristas de ônibus analisados apresentaram sonolência excessiva durante o horário de trabalho.
O deputado Cleuber Carneiro (PFL-MG), que é relator do projeto, apresentou parecer favorável por entender que dormir ao volante tem sido causa de vários acidentes de trânsito. "A polissonografia pode influenciar na contratação de profissionais da direção". O parlamentar apresentou um texto substitutivo retirando o prazo de três anos para renovação do exame. Ele sugere que um novo exame seja realizado quando o condutor for renovar a carteira de habilitação.

SIGA-NOS NO Google News