Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/05/2009 18:36

Motoqueiros também poderão ter airbag obrigatório

Agência Câmara

Dr. Nechar acredita que o colete inflável pode reduzir em até 70% o risco de morte, se usado junto com o capacete.
O deputado Dr. Nechar (PV-SP) apresentou o Projeto de Lei 4814/09, que estende às motocicletas e veículos similares o uso obrigatório do colete inflável de proteção - o chamado airbag.

Dr. Nechar lembra que o colete airbag para motociclistas foi testado e aprovado pela Polícia Militar de São Paulo em 2002. Feito de nylon resistente a atrito, ele pesa 1,2 quilo. É inflado por um cilindro de gás, sempre que o motoqueiro cai da moto, por meio de um fio que conecta o colete com o chassi do veículo.

O parlamentar cita estatísticas que mostram o crescimento, a cada ano, do número de acidentes envolvendo motociclistas. "É preciso buscar uma alternativa para reduzir as mortes nesses acidentes", argumenta o deputado. Ele acrescenta que o colete reduz em até 70% o risco de morte, se usado junto com o capacete. Ele protege a coluna cervical, o tórax, a barriga, as costas e o cóccix.

Vias urbanas
A obrigação, de acordo com a proposta, resume-se às vias públicas urbanas, não abrangendo portanto as estradas. O projeto estabelece que as prefeituras, por meio de seus órgãos de fiscalização, deverão autuar o condutor que não observar o preceito.

As empresas que exploram a atividade de transporte com motocicleta ficam responsáveis pela aquisição e fornecimento dos coletes. É concedido prazo de 120 dias, contados da data da publicação da futura lei, para as empresas e os motociclistas se adaptarem.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusivapelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)