Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Motociclista, confira as dicas do Detran-SP para um trânsito seguro

Governo de SP - 19 de agosto de 2019 - 14:30

Quem está acostumado a dirigir em grandes cidades sabe que nem sempre é uma tarefa fácil. E, se dirigir um automóvel em meio ao congestionamento é complicado, imagina pilotar uma moto?

Pensando nisso, e para reforçar a importância de dirigir de forma prudente, respeitando as leis de trânsito e, principalmente, a vida, o Detran.SP oferece algumas dicas e orientações que podem ajudar os motociclistas e pedestres a terem uma rotina mais segura no trânsito, evitando acidentes, multas e aborrecimentos. Confira:

1- Use capacete, calçados e vestimenta adequados. Em caso de acidente, eles podem ser a diferença entre um susto ou um ferimento grave. Antes de iniciar o trajeto, é importante checar se o capacete está devidamente fixado à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta e com a viseira abaixada. Sempre que receber forte impacto ou estiver com a altura da espessura da espuma do forro interno diminuída, o que compromete a proteção, o capacete deve ser trocado.

2- Respeite o limite de velocidade da via. Adotar uma velocidade adequada ao trânsito local evita aborrecimentos e tragédias. Em hipótese alguma ultrapasse o limite indicado. Em locais com maior concentração de pedestres e ciclistas, reduza a velocidade.

3- Nada de beber e dirigir. O álcool prejudica os reflexos e a coordenação.

4- Preste atenção no trânsito e não no celular. O aparelho desvia a atenção e tira a capacidade de reagir rapidamente no trânsito, se necessário. Não deve ser utilizado nem em movimento ou em breves paradas, como em semáforos e pedágios.

5- Utilize a seta. No trânsito, é muito importante ver e se manter visível. Por isso, o motociclista também deve sinalizar seu deslocamento com antecedência para os demais motoristas e pedestres.

6- Faça ultrapassagem do jeito correto. Colisões laterais e frontais são comuns e podem causar acidentes com fatalidades e vítimas graves. A regra vale para todos: a ultrapassagem de outro veículo em movimento deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e sempre pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver na faixa apropriada e sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

7- Se a vaga para estacionar é preferencial, respeite.

8- Nunca pare na faixa de pedestres e, ao se aproximar de uma, reduza sempre a velocidade, principalmente nos locais de travessias sem semáforo ou de grande concentração de pessoas, como escolas, hospitais e terminas de ônibus, trens e metrô.

9- O motociclista deve estar sentado sobre o veículo para pilotá-lo. Não é permitido descer e empurrar a moto para se deslocar a um destino.

10- A buzina não deve ser utilizada de forma prolongada e a qualquer pretexto. É importante usar apenas em situações necessárias para advertir pedestres e condutores de outros veículos, como em caso de acidentes, dando um simples toque.

SIGA-NOS NO Google News